590 -
- III
"Não basta conhecer os métodos que permitem que se tornem clarividentes, magos, alquimistas e etc. Deve-se questionar primeiro sobre o objetivo com o qual se trabalha, e saber que existem leis a serem respeitadas. Quem pratica os métodos do Ocultismo apenas para o próprio interesse, infringe as leis da harmonia cósmica e, no final, será o próprio cosmo que colocará um veto, e ele fracassará lamentavelmente.
Muitos ocultistas ou pretensos espiritualistas, que trabalhavam para alcançarem determinadas realizações, sem se preocuparem em saber se trabalhavam em harmonia com os projetos da Inteligência cósmica, acabaram muito mal.
As obras sobre ciências ocultas propõem um grande número de técnicas, de ritos, dos quais muitos trazem riscos. Mas nenhuma dessas práticas vale tanto quanto aquela de se colocar em harmonia com a ordem cósmica. E as coisas vão mais além: para aquele que não se preocupa em conservar a harmonia e se deixa subjugar pelas próprias tendências anárquicas, até as práticas mais inofensivas se tornam perigosas e se voltam contra ele."
- Omraam Mikhaël Aïvanhov -
* * *
"Em que coisa os seres humanos se empenham todos os dias?
Em satisfazer os seus desejos e realizar as suas ambições.
Eles nunca se perguntaram sobre a natureza de todos esses cálculos, desses planos e desses arranjos? Nunca pensaram em perguntar ao Céu: ´Oh, espíritos luminosos, estamos de acordo com os seus projetos? Qual é a opinião de vocês? Quais intenções vocês têm em relação a nós? Onde e como devemos trabalhar para realizar a sua vontade?´.
Pouquíssimas pessoas se colocam essas perguntas. Porém, nada é mais importante para o homem do que suplicar às entidades invisíveis para que lhe dêem, finalmente, a possibilidade de realizar os projetos do Céu.
Nesse momento toda a sua vida muda, e ele pára de agir segundo os seus caprichos, as suas fraquezas, a sua cegueira. Esforçando-se para conhecer a vontade do Céu, ele se coloca em outros trilhos, segue um rumo que corresponde aos projetos de Deus, e essa é a verdadeira vida!"
- Omraam Mikhaël Aïvanhov -
* * *
"Vocês desejariam que eu lhes revelasse um método que lhes desse a possibilidade de resolver todos os problemas, enfrentar todas as situações como uma chave que abre todas as portas?
Infelizmente, um método assim não existe!
Aquilo que funcionou ontem, hoje não é mais eficaz e é preciso encontrar um novo. Ontem, por exemplo, um pensamento que vocês leram lhes permitiu ver com clareza, ou reencontrar a serenidade. Mas hoje, esse pensamento não age mais e é preciso encontrar um outro.
E eis que, dia após dia, o Céu nos obriga a avançar, a fazer descobertas, senão adormeceríamos. Não se pode evoluir sempre com a mesma verdade.
A vida apresenta, todos os dias, novas combinações, novas disposições das coisas, novas relações de força e, portanto, novos problemas para resolver.
Se ontem era certo recorrer à sabedoria, hoje, talvez, seja o amor, ou a vontade, ou a paciência que serão eficazes. Sempre existe uma solução, mas deve-se fazer o esforço de encontrá-la a cada vez."
- Omraam Mikhaël Aïvanhov -
* * *
"Antes de agirem, procurem estudar bem a situação, avaliem os prós e os contras, peçam conselhos até que tudo esteja claro para vocês. A confiança cega de quem se joga nas ações só pode trazer derrota.
Quando não se quer ver nada da realidade ao seu redor, quando se recusa em levar em conta todos os elementos de uma situação, a pessoa quebra a cara.
A determinação é uma coisa, a obstinação é outra.
Quantos empreendimentos fracassaram, apesar da confiança absoluta das pessoas! Faltava-lhes experiência, elas não haviam estudado bem os diferentes aspectos de uma questão. Imaginavam que, para conseguirem, bastava serem animadas pelas melhores intenções e de estarem convictas, pois o Céu faria o resto. Mas isso não basta!
Mas se refletirem e conseguirem ver claro, vocês devem também eliminar a menor hesitação para que sejam capazes não só de agirem corretamente, mas de perseverarem, apesar das dificuldades."
- Omraam Mikhaël Aïvanhov -
PS: Agradecimentos a Ana Lucia Sárcia (astróloga, espiritualista e participante do grupo de estudos e assistência espiritual do IPPB), pela tradução dos textos do mestre Aivanhov).