terça-feira, 22 de outubro de 2013

                                               O JULGAMENTO NO AMENTI
Naquela tarde, havia caído uma pequena chuva e no campo molhado a neblina ganhava seu espaço.  Karito, havia saído para verificar as suas armadilhas para pegar pássaros. As margens do rio Nilo havia uma enorme variedade de pássaros.  Ele mal havia adentrado no bosque, quando notou algo diferente naquela manhã. Em uma clareira, havia como uma redoma onde a neblina era mais intensa, mas podia notar que havia movimentos  lá dentro. Ele se acercou mais da redoma e pode ver que lá dentro se processava um ritual. Havia uma espécie de esquife, onde estava deitado um homem. Ao redor desse esquife, havia uma figura inconfundível, conhecida de todos os egípcios, era o Deus Anúbis com a sua cabeça de chacal. Ele circundava com um incensário, espargindo uma densa  fumaça pelo ambiente.  Anúbis circundou o esquife por três vezes, parando no ocidente, aos pés do esquife. Um corpo de homem  ocupava o esquife.
Alguns momentos  após as voltas de Anúbis, o Deus Ba entrou voando no recinto, sobrevoando o morto em seu esquife. Ele sobrevoada do ocidente para o oriente, repetindo o nome do morto: Amsu!  Por três vezes ele sobrevoou o morto e por três vezes repetiu o seu nome.  Na terceira vez, o morto abriu os olhos. Ba seguiu voando e desapareceu no oriente. Anúbis retomava as suas funções junto ao corpo de Amsu.
Anúbis começou a proferir uma oração:
Saudamos a vós, Atum!
Saudamos a vós, aquele que torna a si mesmo!
Vós sois em vosso nome o altíssimo!
Vós tornais em vosso nome Khepri, aquele que se torna si mesmo!.
Antes mesmo de Anúbis concluir a oração, o Deus Atum se materializou do lado direito do esquife. Atum corria a sua mão espalmada sobre o corpo de Amsu, da cabeça aos pés. Dos dedos da sua mão saíam faíscas brancas, diáfanas, que penetravam pelo corpo de Amsu. Este processo parecia revigorar o corpo fazendo-o ganhar as cores da vida. Era possível perceber que aquele corpo estava vivo agora, mas ele permanecia impassível, estático. De repente seus olhos reviraram nas óbitas e ganhava o brilho dos vivos. Era um olhar assustado, temeroso. O olhar de quem não sabia onde estava e nem o que fazia naquele local. No entanto, a presença daqueles seres por demais conhecidos. Seres que ele sempre via mostrado em encenações religiosas e em estátuas. Agora estavam ali, em sua presença, isso só podia ter um significado: ele estava morto e agora tinha início o seu julgamento.
Karito,  estava surpreendido com tudo aquilo, se ele assistia uma cerimônia daquela era de se esperar que também estivesse morto. Se ele estava vivo, como podia presenciar fatos que se estavam além do véu de Ísis?
Ele não sabia, mas em certas circunstâncias algumas pessoas podiam passar por tais experiências. Todos os seres encarnados contam uma proteção, uma espécie de válvula que veda o acesso de entidades do mundo espiritual à nossa dimensão e também veda o acesso desta pessoa ao outro mundo dimensional. Isso as protege contra a influência de entidades do baixo astral, malévolas e vingativas. Esta proteção é chamada entre os hindus de Tela Búdica.  Em certas ocasiões, esta tela perde o seu efeito protetor, o que também ocorre com as pessoas que têm a mediunidade aflorada. A mediunidade é uma provação cármica. O médium, diferentemente das outras pessoas, tem que se manter em constante vigilância em função desta sua natureza.  Por alguma razão inexplicável, a Tela Búdica de Karito havia sofrido alguma transformação, e isto lhe dava acesso ao que se passava em  outra dimensão. 
Amsu não fora um homem temente aos Deuses, quando em vida. Era muito rico e poderoso e sua fortuna foi quase toda roubada dos mais fracos. Abusava sistematicamente do seu poder e afrontava a todos, em especial, àqueles menos afortunados. Sobre ele pairava suspeitas de crimes de toda espécie. Portanto, o julgamento que ali estava se processando não lhe iria trazer nenhum benefício. Pelo contrário, ele seria penalizado e condenado eternamente aos tormentos do Aahla. Aquele local onde processava o seu julgamento  era o Amenti, tão conhecido dos Egipcios. A parte seguinte iria envolver a presença de Osíris que presidiria o julgamento e daria a sentença final. Ele ainda não tinha entrado no Templo.
Anúbis começou a invocação de Osíris:
Eu te saúdo, Osíris, filho primogênito de Seb;
tu, o maior dos seis Deuses nascidos da Deusa Nu, a água primordial;
tu, o grande favorito do teu pai Ra;
Pai dos pais, Rei da Duração, Senhor da eternidade...
Que, tão logo aqueles que saíram do Seio da tua Mãe,
Reunistes todas as coroas e cingistes o Uraeus, a serpente,
Em tua cabeça;
Deus multiforme, cujo nome é desconhecido, e que tem muitos
Nomes nas cidades e nas províncias.”
A figura imponente do senhor dos Deuses, tomava forma no recinto e a sua divindade exuberante, assustou Karito. Este não conseguiu conter uma exclamação pela deslumbrante figura de Osíris. Este pequeno percalço foi o suficiente para fazer com que toda aquela fantástica assembleia se desvanecesse. Todo o cenário desapareceu, assim que os Deuses envolvidos naquele solene ritual, tomaram conhecimento de que estavam sendo espionados. A presença de um mortal assistindo ao ritual de julgamento de uma alma, jamais tinha acontecido em toda a história da humanidade. Karito também saiu em desabalada corrida até a sua casa. Não adiantava contar para ninguém o que vira, ninguém iria lhe dar crédito.
Essa situação incomum trazia sérias consequências para o mundo dos vivos. O Deus Atum reimpregnara em Amsu o seu atmã. Desta forma, Amsu estava morto e também vivo. O Cerimonial incompleto, fez com que os Deuses não concluíssem a sua tarefa, Amsu agora era um morto-vivo. Destarte, Amsu tinha agora o dom da invisibilidade, embora pudesse se materializar perante os vivos. Invisível, perdia quase totalmente a sua densidade, isso fazia com quê pudesse saltar as maiores alturas e descer flutuando até o solo. Ele virtualmente podia voar e se transportar de um lugar ao outro em extrema velocidade. Mas, o seu lado vivo precisava se alimentar para continuar existindo e esse alimento não era o nosso comum. Amsu precisava se alimentar da energia vital dos seres humanos para que continuar a sua estranha existência. Mas Karito nada sabia de tudo isso. Para ele tudo acabara ali, como o despertar de um sonho.
Aamâncio
(Beau Geste)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Revista Espírita

Vênus, planeta
O Planeta Vênus
(Ditado Espontâneo – Médium: Sr. Costel)
O planeta Vênus é o ponto intermediário entre Mercúrio e Júpiter. Seus habitantes têm a mesma conformação física que a vossa; a maior ou menor beleza e idealidade nas formas é a única diferença entre os seres criados. A sutileza do ar, em Vênus, comparável à das altas montanhas, torna-o impróprio aos vossos pulmões; as doenças aí são ignoradas. Seus habitantes só se alimentam de frutas e de laticínios; desconhecem o bárbaro costume de comerem cadáveres de animais, ferocidade que não existe senão nos planetas inferiores. Em conseqüência, as grosseiras necessidades do corpo são aniquiladas e o amor se adorna de todas as paixões e de todas as perfeições apenas sonhadas na Terra.

Como na aurora, em que as formas se revestem indecisas e envoltas no vapor da manhã, a perfeição da alma, perto de ser completa, tem a ignorância e os desejos da infância feliz. A própria Natureza reveste a graça da felicidade velada; suas formas delicadas e arredondadas não têm a violência e a aspereza dos sítios terrenos; o mar, profundo e calmo, ignora a tempestade; as árvores jamais se curvam sob a ação da tempestade e o inverno não as despoja de sua verdura; nada é ruidoso; tudo sorri, tudo é suave. Os costumes, marcados de quietude e ternura, não necessitam de nenhuma repressão para se manterem puros e fortes.

A forma política reveste a expressão da família; cada tribo ou aglomeração de indivíduos tem seu chefe, eleito por classe de idade. A velhice aí é o apogeu da dignidade humana, porque aproxima do fim desejado. Isenta de doenças e de feiúra, é calma e radiante, como uma bela tarde de outono.

A indústria terrena, aplicada à inquieta procura do bemestar material, é simplificada e quase desaparece nas regiões superiores, onde não tem a mínima razão de ser. As artes sublimes a substituem e adquirem um desenvolvimento e uma perfeição que os vossos sentidos grosseiros não podem imaginar.

As vestimentas são uniformes; grandes túnicas brancas envolvem o corpo com pregas harmoniosas, sem o desnaturarem. Tudo é fácil a esses seres que só desejam a Deus e que, despojados dos interesses grosseiros, vivem simples e quase luminosos.

Georges

(Perguntas sobre o ditado precedente. Sociedade de Paris, 27 de junho de 1862 – Médium: Sr. Costel)

1. Por vosso médium predileto fizestes uma descrição do planeta Vênus e estamos satisfeitos em constatar que concorda com o que já nos foi dito, embora com menor precisão. Rogaríamos que vos dignásseis completá-la, respondendo a algumas perguntas. Dizei, inicialmente, como tendes conhecimento desse mundo.
Resp. – Sou errante, mas inspirado por Espíritos superiores. Fui enviado em missão a Vênus.

2. Os habitantes da Terra podem lá encarnar diretamente, ao saírem daqui?
Resp. – Deixando a Terra os seres mais adiantados passam por uma erraticidade mais ou menos prolongada, que os despoja dos laços carnais, imperfeitamente rotos pela morte.

Observação – A questão não era saber se os habitantes da Terra podem lá se encarnar imediatamente depois da morte, mas diretamente, isto é, sem passar por mundos intermediários. Ele respondeu que isso é possível aos mais adiantados.

3. O estado de adiantamento dos habitantes de Vênus permite se lembrem de sua passagem em mundos inferiores e estabelecerem uma comparação entre as duas situações?
Resp. – Os homens olham a retaguarda com os olhos do pensamento, que num átimo reconstitui o passado extinto. Assim, o Espírito adiantado vê com a mesma rapidez com que se move, rapidez mais fulminante que a eletricidade, bela descoberta que se liga estreitamente à revelação do Espiritismo. Ambos encerram em si o progresso material e intelectual.

Observação – Para estabelecer uma comparação não é necessário saber a posição pessoal que se ocupa; basta conhecer o estado material e moral dos mundos inferiores pelos quais se passou para lhes notar a diferença. Conforme o que nos dizem do planeta Marte, devemos felicitar-nos por não mais lá estar; e sem sair da Terra, basta considerar os povos bárbaros e ferozes e saber que tivemos de passar por esses estados para nos sentirmos mais felizes. Sobre os outros mundos só dispomos de informações hipotéticas; mas é possível que nos mais adiantados que o nosso esse conhecimento tenha um grau de certeza que não nos é dado.

4. Aí a duração da vida, proporcionalmente, é mais longa ou mais curta que na Terra?
Resp. – Em Vênus a encarnação é infinitamente mais longa que a prova terrena. Despojada das violências humanas, relaxada e impregnada da vivificante influência que a penetra, a alma experimenta as asas que a transportam a planetas gloriosos como Júpiter e outros semelhantes.

Observação – Conforme já fizemos notar, a duração da vida corporal é proporcional ao adiantamento dos mundos. Em sua bondade, quis Deus abreviar as provas nos mundos inferiores. A esta razão junta-se uma causa física: quanto mais adiantados os mundos, tanto menos são os corpos consumidos pelo fogo das paixões e pelas doenças, que são a sua conseqüência.

5. O caráter sob o qual descreveis os habitantes de Vênus leva-nos a pensar que entre eles não haja guerras, querelas, ódios e inveja.
Resp. – Os homens só se tornam o que as palavras podem exprimir e seu pensamento limitado está privado do infinito. Assim, sempre atribuís, mesmo aos planetas superiores, as vossas paixões e os vossos motivos inferiores, venenos depositados em vossos seres pela grosseria do ponto de partida, dos quais só vos curais lentamente. As divisões, as contendas e as guerras são desconhecidas em Vênus, assim como entre vós desconheceis a antropofagia.

Observação – Com efeito, a Terra nos apresenta, pela inumerável variedade de seus estágios sociais, uma infinidade de
tipos, que nos podem dar uma idéia dos mundos nos quais cada um desses tipos é o estado normal.

6. Qual o estado da religião nesse planeta?
Resp. – A religião é a adoração constante e ativa do Ser Supremo; adoração isenta de todo erro, isto é, de qualquer culto idólatra.

7. Os seus habitantes estão todos no mesmo nível ou,como sucede na Terra, uns são mais adiantados que outros? Neste caso, a quais habitantes da Terra correspondem os menos adiantados?
Resp. – A mesma desigualdade proporcional existe entre os habitantes de Vênus, como entre os seres terrestres. Os menos adiantados são as estrelas do mundo terreno, isto é, os vossos gênios e os vossos homens virtuosos.

8. Há senhores e servos?
Resp. – A servidão é o primeiro grau da iniciação. Os escravos da Antigüidade, como os da América moderna, são seres destinados a progredir num meio superior ao em que habitavam na sua última encarnação. Por toda parte os seres inferiores estão subordinados aos superiores; mas em Vênus essa subordinação moral não pode ser comparada à subordinação corporal, tal como existe na Terra. Os superiores não são senhores, mas pais dos inferiores. Em vez de os explorar, auxiliam-lhes o progresso.

9. Vênus chegou gradualmente ao estado em que se encontra? Passou anteriormente pelo estado em que se acha a Terra e mesmo Marte?
Resp. – Reina uma unidade admirável no conjunto da obra divina. Como os indivíduos, como tudo o que é criado, animais e plantas, os planetas progridem inevitavelmente. A vida,nas suas variadas expressões, é uma perpétua ascensão para o Criador, desenvolvendo, numa imensa espiral, os graus de sua eternidade.

10. Tivemos comunicações concordantes sobre Júpiter,Marte e Vênus. Por que sobre a Lua só tivemos coisas contraditórias e que não permitiram fixar uma opinião?
Resp. – Essa lacuna será preenchida e em breve tereis sobre a Lua revelações tão claras e precisas quanto as obtidas sobre os outros planetas. Se ainda não vos foram dadas, mais tarde compreendereis a razão.

Observação – Por certo esta descrição de Vênus não tem nenhum dos caracteres de autenticidade absoluta; assim, só a damos a título hipotético. Todavia, o que já foi dito sobre esse mundo lhe dá, pelo menos, um certo grau de probabilidade e, seja como for, não deixa de ser o quadro de um mundo que necessariamente deve existir para todo homem que não tenha a orgulhosa pretensão de crer que a Terra seja o apogeu da perfeição humana; é um elo na escala dos mundos e um grau acessível aos que não se sentem com forças para ir diretamente a Júpiter.
R.E. , agosto de 1862, p. 333

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HADES E ARETUSA

Após as inúmeras dificuldades que acarretaram o acerto com Zeus e Deméter sobre o rapto de Perséfone,  Hades  agora pretendia se vingar de quem  lhe atraiçoara delatando o fato  a   Deméter.  Ele procurou Hermes e com ele fez um pacto onde o deus protetor dos ladrões lhe informava quem  era o autor  da façanha e o Deus dos infernos se comprometia a atende-lo em qualquer necessidade futura.
Hermes relutou um pouco em entregar o nome de quem  atiçara a ira do Deus dos Infernos, mas sabia também que Hades  não era um deus que alguém devia ter por inimigo. Tampouco poderia  dizer que não sabia  porque  o seu don de tomar  conhecimento instantâneo de tudo que envolvia  os interesses dos deuses, era por demais conhecido.
Hermes nutria uma incontida paixão por aquela que delatara  Hades, mas nada podia fazer para defendê-la naquele momento. Então, ele resolutamente confessou o nome da formosa ninfa Aretusa, amiga predileta de Deméter,  como autora do indigitado gesto. O tenebroso rosto do senhor do inferno se tornou ainda mais horrendo com o ódio estampado e os gigantescos olhos injetados;  a tempestade era iminente e  prometia ser  violenta.
Hermes se projetou pelo mundo afora em busca da sua amada que, por sua causa, estava em sério perigo. Localizou-a nas proximidades dos Montes Cárpatos no momento em que a bela ninfa era arrebatada pelo lúgubre Caronte que, a mando do seu chefe, também estava no encalço da ninfa. Hermes partiu em cima de Caronte  mas este usando o dom da invisibilidade escapou do seu perseguidor.
Não restou outro meio ao deus mais rápido do Olimpo do que procurar Deméter e pedir a sua ajuda. A deusa se mostrou assaz preocupada com a sorte da sua amiga, mas também não estava menos feroz quando soube da conduta de Hermes. Debalde Hermes procurava convencê-la da inutilidade da sua recusa e o acréscimo na ira de Hades com a sua negativa. Após contar a Deméter sobre o amor que nutria  pela linda ninfa, Deméter  se prontificou em ajuda-lo a resgatar a sua amiga, uma vez que ela também tinha culpa na sua desdita, foi para ajudá-la a localizar sua filha que a ninfa atraiu a fúria do deus infernal.
A noite se aproximava e não era bom  qualquer tratativa com Hades em horas noturnas. Sendo ele um deus das sombras, estas lhe redobravam as forças e aguçava seus poderes. Combinaram se encontrar na manhã seguinte no monte Citerão, onde se localizava a caverna das ninfas. No dia seguinte, estando Hermes e Deméter na entrada da caverna, arquitetaram o plano para atrair Hades. Deméter, tomando a forma da sua filha  se transportou para a entrada  que dava acesso ao rio Aqueronte. Hades, alertado por Caronte, vê a sua amada fugindo dos seu domínios. Desesperado ele parte em seu encalço, mas  Perséfone (Deméter), foge para a caverna Mellissani. Adentrando na caverna, Hades se depara com a sua amada que lhe propõe retornar ao seu reino somente após ele conceder liberdade a ninfa Aretusa, amiga da sua mãe.
O deus reluta nessa concessão, alegando que a sua permanência no seu reino já estava decidida por acordo dele com a sua mãe e  Zeus. Deméter relutava para não demonstrar a sua ira contra o raptor da sua filha. Procurava sensibilizar Hades, tendo por aliado o amor que ele tinha por Perséfone. Mas, Hades era um deus vingativo e não admitia que uma divindade  secundária, uma ninfa, pudesse provocar impunemente a sua cólera. Nesse ínterim, Hades soltou a sua terrível gargalhada. Caronte, usando dos seus poderes telepáticos, lhe alertava que Perséfone estava no seu reino e aquela com quem ele tratava era sua mãe, Deméter. Descoberta, Deméter não se fêz de rogada, reafirmando ao deus a sua intenção de libertar a sua amiga. Aberto o confronto, Hades eriça ainda mais na sua resistência.  Nesse momento, Hermes adentra na caverna da ninfas. Sem compreender a razão da sua presença, Hades procura seu apoio. No entanto, Hermes confessa seu amor pela ninfa Aretusa e pede a sua libertação. Hades dá um riso zombeteiro, sem pretender levar a sério a paixão de Hermes. Mas este lhe lembra da sua dívida, e a cobra mediante a libertação de Aretusa. Hades não tem como se furtar, já que havia se comprometido com Hermes.
Diante da pressão de Deméter e o seu compromisso com Hermes, Hades procura uma saída honrosa e, fazendo-se de magnânimo, concorda em libertar a  prisioneira.  Todavia, ele impõe uma condição, ela será transformada numa fonte onde não poderá mais fazer uso da sua perigosa língua. Malgrado, não poder mais vê-la na sua forma feminina, Hermes entende que é melhor do que vê-la para sempre no reino das sombras. Concluído o acordo, Aretusa se ver transformar numa  linda fonte jorrando águas cristalinas, cercada de flores e de lindos pássaros.
Nas tardes, Hermes vinha com a sua lira tocar para a sua amada que, embevecida, vinha lavar os pés do seu amado rumorejando o seu amor e a ternura de sua alma apaixonada.
Beau Geste