domingo, 13 de julho de 2008

O QUE É SER ESPIRITUALISTA




Do livro ESTUDOS ESPIRITUALISTAS Desvendando os Caminhos

de Dalton Campos Roque e Ramatís, espírito http://www.conscien cial.org

Há duas correntes básicas que definem a humanidade: o materialismo e o espiritualismo. Todas as religiões são espiritualistas, pois acreditam em algo além da matéria. Doutrinas, filosofias e sistemas de pensamento que não são materialistas caem automaticamente na linha espiritualista, mesmo que não queiram ou não gostem deste conceito/ rótulo.

Há também uma confusão generalizada quando as convergências e divergências entre o que é, e o que não é ser “espírita” versus ser espiritualista. Kardec ao codificar e compilar uma pesquisa realizada com bases estatísticas de forma sólida e coerente criou um corpo de conhecimentos que atualmente é utilizado por uma religião que se autodenomina “Espírita” e que o trata como doutrina. Há controvérsias.

Se o indivíduo, grupo ou religião está limitado apenas em Kardec, ele não é espírita, ele é Kardecista, ou seja, o criador como pessoa é “canonizado” acima da proposta de conhecimento e evolução que ele mesmo compilou, algo incoerente, transformando a ferramenta (meio) em fim (objetivo). Qualquer linha de conhecimento, idéia ou proposta não é posse de apenas uma pessoa, mas de toda a humanidade. E qualquer um, a qualquer momento e de qualquer linha pode e poderá estudar uma outra, desde que tenha mente e coração abertos e humildade de desejar aprender.

Espiritismo, pela própria acepção da palavra quer dizer o estudo dos espíritos. Espiritualidade é uma palavra derivada de “espírito”, portanto semelhante e, aliás, muito convergente, senão a mesma coisa, embora não haja consenso nesta idéia no meio popular (leigo). O que acontece é que as pessoas e grupos se perdem muito na semântica, nos rótulos, esquecendo a grandeza das idéias e das propostas, exaltando as diferenças, por mais insignificantes que sejam e desprezando as semelhanças. Há grupos que valorizam mais a semântica e o jargão da linha que ostentam do que o próprio conhecimento em si, novamente transformando meio em fim. Mera guerra de egos, um pensar pequeno, mesquinho e egoísta, cada qual louvando seu próprio grupo, doutrina e linha de pensamento, enquanto despreza as dos outros, exercendo uma necessidade umbilical de se sentir mais evoluído (salvacionismo grupuscular disfarçado).

Com toda esta salada de semântica popular o termo “espiritualista” tomou sentido diferente e limitado como se o espírita não fosse espiritualista, como se o católico não fosse espiritualista, como se o conscienciólogo não fosse espiritualista, como se o gnóstico não fosse espiritualista e assim sucessivamente. Na verdade o espiritualista de hoje (2007) acabou tomando um sentido diferente, como se fosse uma outra linha, opção diferente e até divergente das demais.

Discordo, todo espiritualismo converge, independente de nossos umbigos. Assim o rótulo “espiritualista” , que hora também está limitado infelizmente, deseja dizer: livre pensador, sem rótulo, universalista, com mais amplitude de abordagens, pesquisa e discernimento consciencial, que é onde os autores intrafísicos e extrafísicos desta modesta obra desejam navegar. Assim nos arriscamos a conceituar o ESPIRITUALISTA, não desejando definir e fechar, mas conceituar e abrir.

Ser espiritualista é ser um “cientista”, um pesquisador e autopesquisador da holossomática (o holossoma é composto de corpo físico, astral e mental) e da consciência, sem perder o sentimento e a afetividade. É não se perder na intelectualidade vazia, teórica, arrogante e vaidosa. É trocar a fé cega pela serena convicção íntima, a heterocrítica pela autocrítica e a postura emocional pela racional. É ser supra-institucional , ou seja, universalista, e estar acima de linhas de pensamento, ciências limitadas, misticismos ignorantes, dogmas bolorentos, filosofias verborrágicas, doutrinas estreitas, rótulos iniciáticos e linguajar preconceituoso. É ser cobaia consciencial de si mesmo, é ser pesquisador (sujeito), pesquisado (objeto) e pesquisa (ação, observação e inteligência) .

É viver no Paradigma Consciencial, considerando as muitas vidas (multi-existenciali dade), muitos corpos (multicorporeidade – holossomática) , as bioenergias (bioenergética) , e a evolução consciencial ao infinito. É estar acima de livros, autores, médiuns, projetores, lojas, casas, templos, instituições, paranormais, avatares, epicentros conscienciais e doutrinas, questionando tudo (omniquestionamento – ombudsman consciencial ). É melhor aprender errando no próprio rumo (autopesquisa independente, avançada e despojada), do que acertar, trilhando o rumo dos outros.

É buscar ser assistencial (amor universal ou maxifraternidade) as seus semelhantes da forma que melhor puder no momento, procurando-se priorizar o caminho das tarefas de esclarecimento (ensinar a pescar), sem desprezar cegamente as tarefas de consolação (dar o peixe), conjugando-se o melhor custo-benefício evolutivo, na ponderação contextual entre as duas.

É procurar arriscar a crescer e tocar sua empreitada consciencial sozinho, do que pegar o vácuo confortável de outros (gravitante consciencial) , que são mais maduros e experientes que você (coragem evolutiva). É galgar a evolução com vontade vulcânica, confiando em si e nos amparadores (autoconscientizaçã o multidimensional) , acreditando na qualidade de seu próprio trabalho (autoconfianç a evolutiva), a despeito das críticas levianas dos invejosos, gratuitas dos que nada fazem, inexeqüíveis dos que são teóricos, falaciosas dos intelectuais improdutivos, acomodadas dos abastados confortáveis, irônicas dos céticos e sarcásticas dos espiritualistas vazios. É ter coragem de bancar o próprio custo-benefício evolutivo (autoconfianç a consciencial) sem desmerecer ninguém.

É não se deixar levar pela patologia social generalizada, pelo rolo compressor das futilidades, idiotices tão comuns, aceitas e arraigadas nas mentes materialistas e fúteis, sedentas de emoções exteriores, densas e vivências efêmeras, fugindo de si mesmo (contrafluxo consciencial sadio – viva no mundo sem ser do mundo).

É assumir o próprio dharma (programação existencial, missão de vida, projeto reencarnatório) com coragem, às margens de linhas de pensamento que se autodenominam mais evoluídas, para atraírem adeptos (fiéis e voluntários – iscas do proselitismo) , que se afinizam (lei do semelhante) com um holopensene (conjunto de formas-pensamentos, forma-ssentimentos e energias do espírito ou consciência) vaidoso (bioenergética) .

É mais fácil gravitar na órbita de um epicentro consciencial (guru, mestre, mentor, professor, instrutor ou facilitador) do que se arriscar a ser um (coragem evolutiva).

Ser espiritualista é não possuir qualquer preconceito, conseguindo falar qualquer linguagem, sem se deter em apenas uma delas. É não possuir apenas uma linha de pensamento como fonte de pesquisa e reflexão, estudando todas elas, não vivenciando apenas uma ciência, mas autoexperimentando todas elas (trans, multi e interdisciplinarida de científica, consciencial e universalista) , sendo receptivo às conclusões e vivências dos outros, mas priorizando a sua própria, com coragem para discordar com cosmoética (lucidez consciencial, admiração-discordâ ncia, dissidência moderada não-gurulátrica) .

É seguir seu próprio caminho com o corpo mental (mentalsoma, corpo da racionalidade) projetado no cosmos e os pés fincados na rocha (adequação consciencial) , sem necessidade da fuga do místico ou do ego “importante” do pesquisador consciencial.

Ser espiritualista é jamais se sentir superior, mais importante, especial, seja para seu próprio umbigo (egokarma), seja para seu grupo (grupokarma) , seja para os amparadores (maxipeça de um minimecanismo) , seja para a sociedade e a humanidade em geral (polikarma). O espiritualista tem que ser uma minipeça de um macromecanismo (autoconsciência com visão de conjunto).

É não seguir nada e nem ninguém, pois bebe da fonte extrafísica de onde veio (origem multidimensional, autoconscientizaçã o multidimensional, pangrafia), sem se viciar nas muletas conscienciais (por exemplo, cristais, incensos, jargão técnico excessivo e/ou hermético, laboratórios consciencioló gicos, religiões, seitas, filosofias, rituais, ornamentos místicos, verdades absolutas, verdades relativas eternas e inatingíveis, metodologias e procedimentos escravizantes) .

Ser espiritualista é ser anímico, mediúnico, inspirado e intuitivo, exercer a projeção (de preferência a consciente) e a espiritualidade, procurando ser multifacetado, multímoda, pesquisador intra e extrafísico (pangrafia).

Ser espiritualista é ser transdisciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar, metadisciplinar, multiveicular e multiconsciencial, sobrepairando todas as linhas e ciências, com uma visão de conjunto holística e integral de todas elas, enxergando as contradições e observando os paradoxos, se mantendo ao largo das disputas evolutivas mesquinhas, das fugas da realidade em escala individual e coletiva e das paixões ignorantes e exacerbadas (universalismo) .

É não possuir a humildade-doenç a e nem a arrogância (que sempre é doença), mas a humildade sadia de quem é modesto com naturalidade e fluência, aprendendo mais, por manter a xícara vazia (holomaturidade, sobriedade consciencial) .

Ser espiritualista é não ter a necessidade de visitar túmulo, cova, cemitério, mas ter o poder de se conectar com as consciências que habitam noutro plano da vida. É não temer a morte, por saber que ela não existe. É não temer as passagens e mudanças, pois passamos para o lado de “lá”, mudamos para o lado de “cá”, estamos aqui de passagem e, quando “lá” estivermos, será também de passagem. Para o espiritualista, a vida é uma eterna rodoviária, ou, talvez melhor, um eterno aeroporto, onde se entra e sai de corpos transitórios, nas “decolagens e aterrisagens” existenciais.

É saber viver no contrafluxo da sociedade patológica sem radicalizar, sem desdenhar e desrespeitar quem deveria ajudar e não apenas criticar de forma ácida e com desprezo.

Religiosos e espiritualistas são muitos; espiritualizados, muito poucos.

Técnicos, pesquisadores, parapsíquicos, racionais, pragmáticos e intelectuais são muitos; cosmoéticos operosos e evoluciólogos competentes, muito poucos.

Surfistas das tarefas de esclarecimento são muitos; tarefeiros lúcidos e ponderados na tarefa madura da assistencialidade consciente e eficaz, muito poucos.

Portadores de todos os tipos de “verdades” são muitos; os que vivenciam expansões de consciência e bebem lúcida e sobriamente da fonte extrafísica, muito poucos.

Professores de cursos pasteurizados, empacotados e treinados nos oligopólios e franquias internacionais das linhas de pensamento são muitos; os práticos fluentes são muito poucos.

Conhecimento com arrogância é sintoma de subcérebro abdominal.


Do livro ESTUDOS ESPIRITUALISTAS Desvendando os Caminhos

de Dalton Campos Roque e Ramatís, espírito http://www.conscien cial.org

Nenhum comentário: