sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

VIDA ALÉM DO VÉU - VOL.III

CAPÍTULO V

O SACRAMENTO DO CRISTO, DO CASAMENTO E DA MORTE



Terça, 4 de dezembro de 1917.

Fique contente, amigo, ao escrever o que podemos pôr em sua mente, e não questione o que vem de nós. Pois, por um lado, mantemos alguma coisa retida quando você escreve assim para nós, e por outro lado, desaprovamos outras encurtando nossa narrativa naquela parte mesmo. Fomos habilitados a isso pela longa preparação, sua e nossa, antes mesmo que lhe fizéssemos saber de nossa vontade pela ajuda de nossa amiguinha Kathleen.

Esta noite falaríamos a você no tema dos Sacramentos, os que estão em uso na Cristandade e que deveriam ser muito concernentes e notáveis por aqueles que professam o Nome do Cristo seu mestre. Isto de Seu corpo e sangue é o único que é contínuo na vida de um Cristão. Tem muitas fases, tanto para a ajuda dada e também em seu ensinamento, e no Sacramento de que desejamos falar agora. Primeiramente em sua fundação:

Você rememorará de seus registros remanescentes que há muito mais deixado sem escrever que aquilo que chegou a vocês através das épocas passadas. A leitura mais superficial mostrará isto. Também isto conta que, nas concordâncias essenciais de cada um com outros, não são claras nos mínimos pontos. Você deve saber que estes registros são apenas poucos de muitos. Os outros foram destruídos, ou perderam-se com o passar do tempo, e um dia acharão seu caminho na luz do dia mais uma vez. Nós temos todos estes registros aqui, e nós os estudamos, e nestes estudos baseamos nossas palavras.

O Mestre Jesus estava quase mudando seu estado de encarnado para desencarnado. Sabendo disto, Ele, estando reunido com os Doze, deu-lhes um Rito de Recordação e Comunhão pelo qual eles, e aqueles que deveriam segui-los, deveriam ser capazes de intensificar, de tempos em tempos, perpetuamente seu contato com Ele, e assim obter d’Ele esta Vida da qual Ele é o reservatório. Mantenha em sua mente aqueles três modos de comunhão que lhe passamos, e será capaz de ver que tão sensível é a tremenda e pulsátil corrente vital vinda d’Ele a você, que o mais desprezível distúrbio no sistema de vibrações, atingindo por sua qualidade especial e peculiar própria toda a extensão de Seu Reino, causará um efeito no Centro e na Fonte dela de uma maneira tão manifesta, que assegura uma resposta imediata. Não há nada na contabilidade da sua esfera terrestre de tão enorme intensidade e impulso que nós possamos usar como uma base para tornarmos claro o que queremos dizer. Deve satisfazer a você, e a nós, que recordemos a você que quanto maior a velocidade de qualquer série de partículas em movimento, maior será o distúrbio no arranjo e na direção aplicados por qualquer influência introduzida.

Isto é o que insinuamos ao falar desta corrente de força vital procedente do Pai, captada no Cristo, tingida com Sua qualidade de vida, e projetada para fora em ondas de radiação em direção à circunferência e fronteira de Seu Reino. Tal distúrbio é criado pela oferta intencional do Pão e do Vinho, com invocação de palavras, naquele Rito de Comunhão que Ele deu. Nos elementos dispostos diante da assembléia ali está, nas palavras do pregador, dirigida esta corrente vital, e elas são interpenetradas com Sua Vida e tornam-se, como Ele disse, Seu Corpo e Sangue. Esta forma de orar que você usa não é a única nos tipos de invocação, mas também é o consentimento daqueles reunidos ao recebimento da Vida vinda d’Ele. Porque sem tal consentimento nenhuma bênção é jamais acreditada pelos homens. Não importa que o consentimento seja íntimo. É o espírito que é a fonte das pulsações em resposta que saltam ao encontro das emanações de Sua Vida em direção à terra e, encontrando a corrente do Cristo - como aqueles que vieram de Salém para encontrá-Lo quando ele veio à cidade pelo monte das Oliveiras - são misturadas e, pelo grande impulso daquela corrente que jorrava d’Ele, voltam-se em retorno e juntas, como numa única corrente, são espargidas sobre a congregação de onde o impulso inicial de pedidos veio.

Assim a bênção é tripla. Primeiro, a comunhão do espírito com o Espírito - isto dos reverentes com seu mestre e Senhor. Segundo, o estímulo a uma maior saúde e vigor de sua cobertura espiritual, a alma. E terceiro, o efeito natural destas operações, ainda procedentes do exterior, isto é, a transfusão da vitalidade íntima para o corpo externo, que é o corpo material.

Esta é a fase que podemos chamar de vitalizante ou estimulante de todo o Corpo de Cristo nos seus membros singulares, um por um, pela comunicação da Vida d’Ele com a Fonte e o Centro, através da maioria até os confins.

Há outro aspecto deste Sacramento que agora trataremos, mas com brevidade. Pois não é de nenhuma utilidade o empenho em dar a você um completo conhecimento de sua total significação. Você não entenderia nossas palavras, as que teriam que ser usadas, e não há nenhuma das suas que nos serviriam. Isto alcança muito distante onde as línguas da terra são lembradas, e fala-se disto, em seu mistério interno, somente nestas formas de linguagem apropriadas às Esferas longínquas pela sublimidade, e próximas à do Cristo.

Como Ele disse, estas duas coisas comuns de origem terrestre, o Pão e o Vinho, realmente transformam-se em Seu Corpo e Seu Sangue. São portanto uma parte d’Ele Que pronuncia estas palavras. Os homens têm questionado como isto poderia ter sido quando da primeira vez que foi mencionado, Ele Próprio estava lá em Corpo de carne e ossos e sangue. Mas ainda assim, todo homem - sem parar, toda a sua vida, e continuadamente - realmente comunica de si a coisas exteriores a ele próprio. Nenhum casaco que somente ele use, posto de lado, deixará de estar marcado com sua personalidade. Nada que ele toque, nenhuma casa que habite, ele sempre deixará sua qualidade ali indelével, para ser lida por aqueles que para isso são capacitados.

Conforme Ele deu de Sua vitalizadora força aos doentes e aos coxos em Judéia e Galiléia, assim Ele bafejou Seu poder espiritual sobre os Apóstolos, e eles se tornaram inspirados por Sua Vida, e desta forma sobre o Pão e o Vinho Ele derramou da corrente vital de Si e eles em verdade tornaram-se Seu Corpo e Seu Sangue.

E assim é hoje. Pois Ele não ofereceu uma coisa tão grande para ser jogada fora tão cedo, assim que aquela refeição terminasse, e Seu Corpo fosse dado para a Árvore. Não, a fonte daquele rio vital operativo no Pão e no Vinho, ou nas pessoas dos Apóstolos, ou nos corpos da multidão, não foi aquele Corpo de carne que Ele usou por tão curto tempo e então deixou de lado como um capote depois de usado. Nem foi o Corpo de substância espiritual, através do qual fluiu como num conduto do Reservatório para as cisternas de uma cidade. Mas foi o Espírito Mesmo, o Cristo, Quem foi e é a Fonte, e que é, também, tanto no Corpo em carne ou fora dela. Porque isto pouco importa nas coisas de força espiritual e poder, exceto nas manifestações. A coisa manifestada é inalterada em si mesma em qualquer que seja a forma de manifestação tomada.

Assim, é verdadeiro dizer que o Pão e o Vinho, na última refeição deles juntos, a Seu desejo e vontade, tornaram-se um repositório de Sua força vital, e assim foram feitos Seu Corpo e Seu Sangue. E então, longe da atual falta daquele Corpo material impedindo agora uma operação semelhante de Sua parte, seria quase verdadeiro dizer que tal ausência do Corpo de carne não se torna obstáculo à corrente de vida vinda d’Ele a estes elementos do Pão e do Vinho.

Portanto, quando o Ministrante, o Pastor, obtém o consentimento da congregação e, estando o Corpo e o Sangue sobre a Mesa, pleiteia o Sacrifício d’Ele Que hoje vive extremamente glorificado, ele em essência coloca sua mão sobre o peito de seu Senhor e olhando para estes Reinos que são o lar dos Anjos, e dos Anjos que governam, olha através da face do Pai e pede o Amor e a submissão de Seu Filho pela pobre humanidade, que seja feita toda bela como Ele. E se ele for simples de mente, e como uma criancinha do Reino de coração, ele sentirá em si o Sopro, e embaixo de sua mão o silencioso e forte bater do único e constante Coração da Cristandade hoje, e saberá que aquilo que a sua fraqueza não suportaria fazer deverá ter reforço da Vida que jorra nele, aquilo que pedir ao Pai não fica sem resposta naquela Esfera brilhante de extrema pureza, e a santidade assim permanecerá; e, como Ele prometeu, Ele cumprirá fazer, e de Seu Coração sai uma prece sussurrada, e as preces de vocês serão aceitas por Sua consideração.


Quarta, 5 de dezembro de 1917.

O que lhe demos na noite passada, amigo, referia-se principalmente àquele sacramento que está proeminente dentre os outros. Agora falaremos a você de alguns dos menores, e qual significado parecem ter para nós, e sua eficácia nas vidas daqueles que adotaram o Cristo como seu Líder e Soberano. Não usamos aqui a palavra “Sacramento” no estreito significado eclesiástico, especificado em suas partes ínfimas, mas na maneira pela qual usaríamos nestes Reinos, onde somos capazes de ver as emanações de poder e vitalidade do ponto de vista mais próximo de sua Fonte.

Primeiramente falaremos a você do Casamento como uma união de duas personalidades em faculdade criadora. As pessoas tomam-no quase que no curso ordinário das coisas em que o sexo deveria estar, e também que o sexo deveria ser completado na mistura do macho com a fêmea. Mas não havia necessidade essencial de que fosse assim, a humanidade podia ter sido hermafrodita. Mas há muito tempo atrás, além do início desta atual eternidade de matéria, quando os Filhos de Deus estavam formando-se evolutivamente, em sua concepção ideal deliberaram juntos e depois disso decretaram que uma das leis que deveria guiar seu futuro trabalho seria, não tanto uma divisão da raça em dois sexos, como você e a filosofia da terra conhecem, mas que o sexo seria um dos novos elementos que entrariam na futura evolução do ser, quando os seres entrassem em curto espaço de tempo na matéria, e assim tomassem forma. A personalidade era anterior à forma. Mas a forma dotou a personalidade de individualidade, e assim o elemento personalidade, pela evolução da forma concreta, resultou em seu complemento de pessoas. Mas conforme vieram pessoas de um só elemento, assim o sexo é a unidade composta de duas espécies. Homens e mulheres formam um só sexo, como carne e sangue formam um só corpo.

Até onde podemos penetrar na razão desta decisão da parte daqueles Mais Elevados, foi para que aquela humanidade melhor conhecesse a si. É um grande mistério, e não possuímos a chave para a totalidade dele mesmo aqui. Mas entendemos que na criação dos dois elementos, macho e fêmea, o processo foi feito mais simples para que a raça humana entenda finalmente os elementos de Unidade, do qual foi emanado, e em direção ao qual mais uma vez retornará, quando estiver caminhando plenamente adentrado no trecho final da caminhada da matéria em direção ao espírito.

Fizeram dois grandes princípios que estão incluídos na Unidade da Mente de Deus aparecerem como duas coisas separadas, para que estes dois princípios pudessem ser estudados em detalhes por aqueles que ainda não eram competentes para estudá-los como Unidade. Quando um macho considera a fêmea, ele está apenas tendo um maior entendimento da uma parte de si mesmo, e é assim quando a fêmea raciocina em relação ao macho. Pois assim como eles não eram separados nas eternidades da evolução que vieram antes desta eternidade atual de matéria e forma, assim estes dois elementos deverão tornar-se Um novamente nestas eternidades que estão por vir.

Para que a unidade essencial de obtenção de seres desde aqueles longínquos tempos atrás de nós sejam levadas adiante nestes que agora estão por vir, foi necessário que os dois elementos fossem incluídos em cada indivíduo que se constitui um item de toda uma raça. Então evoluiu o casamento, e no casamento nós temos o ponto de retorno do destino da raça.

Desde o tempo quando do Coração do Máximo veio vindo a primeira ordem daquele movimento que resultou numa série de eras de desenvolvimento, a única notação-chave do todo tem sido o desenvolvimento rumo à diversidade, até que vieram ao oceano do ser, um depois de outro, os princípios de personalidade, individualidade e forma. O último e mais extremo ato de diversidade foi a criação dos dois aspectos da faculdade de reprodução, que vocês chamam de sexo. Este foi o ponto mais extremado da diversidade em princípio e ato.

Aí veio o impulso reflexo dado para a evolução necessária, quando os dois são mesclados em um novamente e o primeiro passo repassado em direção à Unidade de Ser, que é Deus.

Então da mistura dos dois elementos, espiritual e corpóreo, nasce um Terceiro Que em Si une estes dois elementos em Sua única Pessoa. O Senhor Jesus foi o Filho perfeito da Humanidade e Sua natureza, considerado espiritualmente é uma mescla das virtudes masculinas e femininas em partes dualmente iguais.

Corporalmente também esta grande lei é verdadeira, pois sobre seu peito o homem suporta a insígnia dupla de sua feminilidade anterior, e os fisiologistas dirão a você que uma correspondência semelhante não é desejada na outra metade que, com ele próprio, faz da humanidade uma só unidade.

Por esta experiência dos dois em unidade, o ser humano aperfeiçoado, eras adiante, em outros mundos superiores, vai se apressar a caminhar na direção do estado de Ser consumado, o homem chegará ao conhecimento de como isto é possível: ao amar outro e dar ao outro através da negação de si, ele estará amando a si mesmo e mais generosamente dando a si mesmo pela mesma negação de si; e aquilo que quanto mais odiar em sua vida, tanto mais encontra-lo-á naquelas eternas esferas brilhantes - você sabe Quem ensinou isto, e Ele não falava de coisas estranhas nem de algum princípio sendo testado. Você e nós, amigo, estamos ainda aprendendo esta lição tão sublime, e lá adiante está nossa estrada, diante daquilo que aprendermos disto em sua profundidade. Mas Ele já a atingiu.


Quinta, 6 de dezembro de 1917.

O que já escrevemos, amigo, escrevemos resumidamente e sem expansividade. Pois não era possível dizer-lhe tudo, mesmo daquilo que devíamos, porque serviria somente para fazer maior a carga, e também prestaria um desserviço por não deixar espaço suficiente a você para exercitar sua própria mente em penetrar no significado real das coisas. Nós damos a você o milho suficiente para fazer seu bolo. Se, ao comê-lo, achar gostoso, então plante mais milho para você, debulhe, moa, misture, e quanto mais retiver do que assim obtiver, maior será o benefício a si e aos outros que lerem o que escrevemos. Portanto, às próximas palavras.

Quando dissemos que o casamento era o ponto de retorno do ciclo evolutivo do ser, falamos da matéria em geral, não em particular. Agora vamos detalhar mais especificamente e falaremos do resultado do casamento, a unidade humana, macho ou fêmea conforme seja o caso.

Ela nasceu, você perceberá, de um quádruplo elemento. Há o elemento macho e fêmea do senhor, e também o fêmea e macho da senhora. No pai, a expressão dominante é a da masculinidade; na mãe, a da feminilidade. Pela incorporação destes quatro elementos, ou ainda quatro aspectos de um elemento, ou, mais proximamente ainda, estes dois aspectos e dois outros sub-aspectos de uma única coisa, na única pessoa emanada há, primeiro multiplicadas e então unificadas novamente, algumas destas variações que são a expressão externa do mais íntimo princípio do sexo.

Assim ele começa a viver sua própria vida, esta criança de eternidades passadas, e para olhar em direção às eternidades futuras.

Você está esperando que falemos do Batismo, e seu complemento, a Imposição de mãos. Libere sua mente, amigo, e deixe-nos seguir de nosso jeito com você e, com sua licença satisfatória talvez consigamos ajudá-lo melhor do que faríamos se você decidisse o curso em que devemos navegar. Nós já temos a nossa carta detalhada e pronta. Portanto escreva o que lhe dizemos, e não vá tendo idéias em sua mente a respeito do que teremos esta noite ou amanhã. Desejamos que sua mente esteja livre para que possamos não ter promontórios a circundar, nem estreitos para desbravarmos precariamente em nosso caminho. Deveremos fazer melhor no nosso próprio caminho, e não tão bem no seu.

Desculpe. Sim, certamente eu estava esperando que falassem em seguida do Batismo. Parecem estar um pouco erráticos em sua ordem de Sacramentos - sagrada Comunhão, aí o Casamento. Bem, senhor, qual seria o próximo, por favor?

O Sacramento da Morte, amigo, o que o surpreende. Bem, o que seria de sua vida sem surpresas, já que elas são como as estações do ano e servem para enfatizar o fato de que a inércia não é progressiva... E progressão é um dos grandes objetos do Universo de Deus.

Vocês não deveriam dar este nome para a Morte. Mas olhamos para o Nascimento e para a Morte como sendo ambos Sacramentos muito reais. Se o Casamento for chamado da forma certa, então o Nascimento segue naturalmente no mesmo grupo, e a Morte é apenas o Nascimento progredido até a consumação. No nascimento a criança sai da escuridão em direção à luz do sol. Na morte, a criança nasce para a maior luz dos Céus de Deus - nem mais, nem menos. No nascimento a criança é libertada no Império de Deus. No Batismo é incorporado ao Reino dos Filhos de Deus. Pela morte ele é feito livre destes Reinos para os quais ele foi treinado para servir, naquela parte do Reino que é a terra.

No nascimento, ele se torna um homem. No Batismo, ele percebe sua masculinidade ao tomar este serviço sob a bandeira de seu Rei. Pela morte, vai em direção a um serviço mais amplo: aqueles que fizeram bem, como veteranos testados e tidos como leais e bons; aqueles que fizeram melhor, como oficiais para comandar; e aqueles que fizeram muito bem, como Senhores para governar.

A Morte, portanto, nada encerra, apenas carrega adiante o que foi iniciado e, enquanto permanece entre a fase terrestre de vida e a vida das Esferas, é uma coisa sagrada entesourando uma transação mesclada de ambos, e como um sacramento, como nós usamos e entendemos esta palavra.

Então falamos do Batismo, finalmente, e, se não ficamos nisto, acredite-me, não é porque não entendemos seu grande momento na carreira de servo do Cristo, mas é porque temos outras coisas a dizer-lhe que não ficamos naquilo que você entende melhor. Assim, umas poucas palavras no Sacramento da Morte, e pararemos por esta vez, porque notamos que você tem outro trabalho para fazer.

Quando o homem chega perto daquela hora em que deverá mudar sua esfera, aí ocorre em seu ser um reagrupamento dos tais elementos que foram juntados e engendrados durante sua vida na terra. Estes são as partículas residuais daquelas experiências através das quais ele passou - de esperança e motivação e aspiração e amor e outras expressões de valor verdadeiro, interiores do homem em si. Estas estão dispersas na contabilidade de seu ser, e são seu ambiente mesmo ausentes. Assim que a mudança aproxima-se, são todas puxadas e agrupadas em sua alma, e então esta alma é cuidadosamente puxada do envoltório material e liberado, como sendo o corpo do homem para a próxima fase de progresso nos Céus do Senhor.

Mas a morte, algumas vezes, vem de um choque e numa fração de tempo. Então a alma não está completa totalmente, estando cheia de saúde ou forte, para seguir adiante. É necessário permanecer em processo progressivo até que os mesmos elementos tenham sido agrupados do corpo material e apropriadamente incorporados no corpo espiritual. Sem dúvida, até que isto seja bem feito e completamente, o homem não é bem nascido em espírito. É como um nascimento antes de ser completado o tempo na vida da terra, quando a criança é fraca e cresce apenas gradualmente, fortalecendo-se conforme puxa para si aquelas forças que lhe faltavam quando veio à luz do sol.

Assim dizemos que a Morte é um sacramento, e indubitavelmente é muito sagrado. Alguns poucos de sua raça - e mais dos que você conhece, além disso - despiram-se de seus corpos na terra sem passarem lentamente por esta desintegração que é a morte aos olhos dos homens. Mas o ato essencial é idêntico em ambos. E para que a morte tenha a honra justa na sua forma mais usual, Ele Que é Senhor da Vida não duvidou em passar daquela forma da vida para a vida eterna, e pela forma de Sua morte Ele mostrou que, qualquer que seja a forma ou o valor aos olhos do homem, é um ato normal da jornada da humanidade, já que impulsiona em direção ao mais alto curso do Rio da Vida, que vem do Coração de Deus.

Nenhum comentário: