sábado, 22 de setembro de 2012

A Alma


Boa noite Ed e amigos,
Alma é realmente uma palavrinha que pode suscitar muitas facetas, muitas mesmo, mas todas possuem algum fundo de verdade.
Sendo a verdade uma só, mesmo assim ela pode ser vista de vários ângulos.
Para o materialista que não acredita em nada além DA matéria, ela, a alma, não sobrevive após a morte, acaba juntamente com o corpo.
Para o Panteísta a alma assim que "morremos" Volta para
Essa totalidade Divina e perde a individualidade que afinal nunca teve.
Para qualquer espiritualista, que é quem entenda haver alguma coisa além DA matéria bruta, a alma é um ser moral, distinto e independente DA matéria e como tal sobrevive a ela.
Para haver vida orgânica e material que é comum a todos OS seres vivos neste planeta, até onde sabemos, há a necessidade de um elemento fundamental que é chamado por alguns de princípio vital ou fluido magnetico.
Mas o "homem" não seria o que é sem algo a mais.
O que o diferencia dos nossos companheiros de jornada OS animais, por exemplo?
Nós temos individualidade e consciência.
Em determinado momento na evolução conseguimos despertar a individualidade e a consciência e com estas, adquirir como elemento de suma importância uma alma, a nossa alma.
Cada um de nós possui uma alma imortal que é irremediávelmente destinada à felicidade.
Mas, o caminho é longo e a estrada é cheia de pedras.
Por falar em pedras, há uma passagem muito Linda e Poética de Léon Denis que gosto por demais, falando que o Espírito dorme no mineral, agita-se no vegetal, sonha no animal e desperta no homem. Muito Linda esta passagem e de Grande valor Poético, material e moral.
Em cada reino DA natureza, o princípio inteligente (Espírito) foi adquirindo aprendizado longo e laborioso, mas constante e contínuo na esteira do tempo. No reino mineral, onde predomina a rígida lei dos princípios químicos e físicos, o ser divino só obedece, sem tentar impor a sua inteligência, pois é, nesta fase, um aluno ávido por conhecer OS segredos DA química e DA física. Após longo tempo, no reino vegetal surge com um novo campo de trabalho, expressando, de um modo mais elaborado, OS conhecimentos adquiridos pelo ser, num domínio dos princípios físico-químicos pela "inteligência" desenvolvida.
Há, portanto, a predominância DA inteligência sobre OS rígidos fenômenos DA matéria, apresentando características supramateriais, tal como a capacidade de responder aos estímulos ambientais. No reino animal, há claramente o domínio DA inteligência para dirigir OS recursos do funcionamento orgânico, quer seja a nível celular ou sistêmico; o ser dirige a matéria, explorando suas potencialidades e conduzindo suas reações para fins específicos, com objetivos bem elaborados. Atingindo a condição de hominal, o fruto de seu longo e elaborado aprendizado é expresso de formacontínua e interligada, o que chamamos de raciocínio inteligente.
Individualidade e consciência.
Nós, seres humanos, somos um ser triplo essencialmente formado por:
1 - um corpo semelhante ao dos animais e também animado pelo Princípio vital assim como as plantas.
2 - A Alma que como Espírito encarnado habita temporariamente este corpo.
3 -  o perispírito que envolve a alma e faz sua ligação ao corpo.
Resumindo:
A união DA alma, do perispírito e do corpo material constitui o HOMEM; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado ESPÌRITO
Em resumo, a alma é o ser simples, primitivo; o Espírito é o ser duplo; o homem é o ser triplo; confundindo-se o homem com suas roupas, ter-se-á um ser quádruplo.
Resumindo podemos assim diferenciar OS conceitos: alma é o princípio inteligente que passa por um processo de transformação tornando-se um Espírito, que necessita progredir reencarnando e por isso se reveste de um corpo semi-material chamado perispírito. Reencarna num corpo animado pelo princípio vital e age nele através de seu perispírito.
Tudo visando o Progresso necessário para podermos chegar a perfeição, esta cabível à criatura, nunca ao Criador.
Logo nunca seremos perfeitos como o Criador.
Agora o assunto acima pode ser visto de maneira muito mais ampla.
Existem em nossos corpos outros elementos que OS envolvem.
Outras energias e pontos de convergência e divergência.
Tudo é obra de um Grande Maestro do qual somos notas musicais.
Qual violino,
No violino assim como no homem a Alma de todas as partes do violino é a que tem o Nome mais correto, principalmente em portugues. Porque? Se tentarmos enterder porque o espelho se chama espelho, só vai piadas. O caso do espelho é ironico e absurdo, mas a alma podemos até comparar conosco, sem ela não há vida. Alguém me disse que tentou tocar sem alma. Ele e outros que tentaram, viram que é o mesmo que conversar com um cadáver.
A alma tem muitas finalidades, uma delas é sustentação. No inicio do seculo XX foi feita uma experiência e notou-se que a preção que as cordas (de Aço) exercem sobre o violino,é equivalente a + ou – 80 Kls em cima do cavalete. Esta preção vai toda pro tampo e se não fosse a alma o tampo que é feito de Madeira mole se quebraria facilmente. Por isso se a alma cair, a primeira coisa a fazer é soltar as cordas.
A alma além de sustentar a preção das cordas, serve também para transmitir a sonoridade, principalmente dos agudos, para o fundo e consequentemente para toda a caixa de amplificação, que é o violino em si. Parece brincadeira mais ele não passa de um amplificador, muito engenhoso e eficiente, mas é só isso.
Porque mais dos agudos? Porque está em baixo do pé do lado que FICA as cordas mais agudas. Os graves são transmitidos mais pela barra harmonica, que está em baixo do pé das cordas mais graves, mas isto é outra história.Ela é feita da mesma Madeira que o tampo. Quando se coloca uma alma deve-se procurar uma com a mesma qualidade de Madeira, e as mesmas larguras de veias que o tampo do instrumento que receberá a alma nova.Éla deve ter nas extremidades o mesmo ângulo que violino tem para encaixar-se perfeitamente encostando todo o topo DA alma no fundo e no tampo, se não encostar totalmente, não irá tranmitir todas as vibrações e a sonoridade de um lado para o outro.
A função mais legal DA alma é de poder ser regulada.
É AI que a coisa pega.
Existe um lugar teorico, mas na pratica só um luhier que sabe tocar violino é capaz de achar este lugar, ou terá que ficar testando com o músico até encontrar, se souber encontrar, porque é rarissimo ver um violino com a alma no lugar, dando o maximo que o violino pode dar ser comprometer a qualidade do violino.
A alma pode ser regulada de acordo com o gosto de cada proprietário.Pode favorecer mais OS agudos ou mais OS graves, ou pode ser mais estridente ou mais doce e suave, vai do gosto de cada músico.
Assim, podemos ver a importância DA alma até para um instrumento musical, imaginemos para nossos corpos.
Obrigada Grande Artista, Maestro e Construtor do universo por ter criado todas as almas que ESTão por aí, encarnadas ou não em sua Grande sinfonia rumo ao melhor desempenho possível.
Que o Grande Maestro sempre nos guie nesta jornada.
Obrigada,
Barbet
 

Nenhum comentário: