sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Budismo

 
PATRUL RINPOCHÊ - AS PALAVRAS DE MEU MESTRE PERFEITO


As Dificuldades de se obter as liberdades e vantagens. O principal assunto deste capítulo, o ensinamento sobre a dificuldade de se obter as liberdades e vantagens, é precedido por uma explicação sobre a forma apropriada de se ouvir a qualquer instrução espiritual.

A Atitude apropriada de se ouvir os ensinamentos tem dois aspectos: a atitude e a conduta corretas.

A atitude certa combina a atitude vasta da Bodhicitta, a mente da iluminação, e os vastos meios hábeis do Mantrayana Secreto.

Não há um único ser no samsara, este oceano imenso de sofrimento, que no curso de tempos sem começo não tenha sido nosso pai ou mãe.  Quando eles foram nossos pais, o único pensamento desses seres era nos criar com a maior bondade possível, protegendo-nos com grande amor e dando-nos o melhor de sua própria comida e vestimenta.
Todos estes seres, que já foram tão bondosos conosco, querem ser felizes, mas eles não têm a menor idéia de como por em prática o que trás a felicidade, os dez atos positivos.  Nenhum deles quer sofrer, mas eles não sabem como abandonar os dez atos negativos na raiz de todo o sofrimento.  O desejo mais profundo deles e o que eles fazem de fato contradizem um ao outro.  Pobres seres, perdidos e confusos, como um homem cego abandonado no meio de uma planície vazia!
Diga a sí próprio: "Será para o bem-estar deles que eu vou ouvir o Dharma profundo e pô-lo em prática.  Eu conduzirei todos esses seres, meus pais, atormentados pelas misérias dos seis reinos de existência, para a budeidade onisciente, libertando-os de todos os fenômenos cármicos, padrões de hábitos e sofrimentos de cada um dos seis reinos".  É importante que se tenha essa atitude cada vez que você ouvir aos ensinamentos ou praticá-los.
Sempre que você fizer algo positivo, seja de maior ou menor importância, é indispensável aumentar isso através dos três métodos supremos.  Antes de começar, desperte a Bodhicitta como um meio hábil que assegurará que o ato vai tornar-se uma fonte benéfica para o futuro.  Enquanto executa o ato, evite envolver-se com qualquer conceitualização, de forma que o mérito não seja destruído pelas circunstâncias.  No final, sele o ato apropriadamente dedicando o mérito, o que assegurará que o mesmo continuamente crescerá.
 A forma como você ouve ao Dharma é muito importante.  Contudo, mais importante ainda é a motivação com a qual você o ouve.

O que faz um ato bom ou mau?
Não como ele é visto, nem se ele é grande ou pequeno.
Mas a boa ou má motivação por trás dele.

Não importa quantos ensinamentos você tenha ouvido, estar motivado por preocupações comuns - tais como o desejo de grandeza, fama ou o que quer que seja - não é a forma do Dharma puro.  Assim, antes de tudo, é da mais alta importância que se observe o interior e mude sua motivação.  Se você puder corrigir sua atitude, os meios habilidosos permearão  seus atos positivos, e você terá iniciado o caminho dos grande seres.  Se você não puder, você pode até pensar que está estudando ou praticando o Dharma, mas isso não será mais do que uma aparência do daquilo que deveria ser.  Por isso, sempre que você ouvir aos ensinamentos ou sempre que você praticar, seja meditando em uma deidade, fazendo prosternações e circumabulações, ou recitando mantras - até mesmo um simples mani - é sempre essencial que se faça surgir a Bodhicitta. 

http://cursodebudismo.blogspot.com/

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