quarta-feira, 15 de agosto de 2007

CAGLIOSTRO


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alessandro, Conde Cagliostro, (Palermo, Itália, 2 de Junho de 1743 – † Montefeltro, Itália, 26 de Agosto de 1795) foi um viajante, ocultista, alquimista e maçom do século XVIII.
Há quem associe o nome Cagliostro a Giuseppe Balsamo, embora esse facto não esteja provado.
Bem cedo, perdeu o pai e, em razão das dificuldades financeiras de sua mãe, foi mandado para viver com um tio. Após uma malograda tentativa de fuga, foi internado em seminário e, posteriormente, em um monastério beneditino.
Apesar de tudo, foi um bom aluno e aprendeu as coisas básicas a ele ensinadas. Após vários anos, fugiu novamente e se juntou a um bando de vagabundos errantes, que cometiam crimes, incluindo assassinatos. Foi preso várias vezes, por conta de sua associação com esses bandidos.

Alquimia
Aos 17 anos, deixou de lado as antigas companhias e passou a se interessar pela alquimia, se associando a um ourives, chamado Marano, que acabara de chegar a Palermo. Marano conhecera muitos alquimistas que se diziam capazes de transmutar metais mas, após algum tempo, convencido pelo espírito envolvente de Cagliostro, passou a acreditar que o mesmo tinha tal poder. Cagliostro, percebendo que Marano acreditava em si, pediu uma soma considerável de 60 onças de ouro, a fim de realizar uma cerimônia mágica que mostraria para Marano a localização de um grande tesouro, escondido perto da cidade. Com certa hesitação,Marano deu o ouro a Cagliostro e, à meia noite, foi conduzido para um campo, distante da cidade. Neste local Marano foi atacado e roubado por Cagliostro e alguns bandidos, que o mesmo arregimentara. Cagliostro deixou Palermo e começou sua viagem pelo mundo.

Cagliostro viajou por todo o mundo, conhecendo o Egito, Grécia, Pérsia, Rodes, Índia e Etiópia, estudando o ocultismo e a alquimia. Em 1768, Cagliostro retornou à Itália, mas precisamente para Nápoles, onde encontrou os mesmos bandidos que o ajudaram a atacar Marano. Passaram a administrar um cassino que trapaceava os incautos. As autoridades descobriram essas operações e expulsaram á todos da cidade. Cagliostro foi então para Roma, onde se estabeleceu como médico, levando uma vida abastada.Casou-se com Lorenza Feliciani, mas conhecida por Serafina. O casal viveu em Roma por algum tempo até que a Inquisição começou a suspeitar de Cagliostro por heresia. O casal fugiu para a Espanha e, posteriormente, retornaram à Palermo, onde Cagliostro foi preso, após queixa de Marano. Cagliostro foi salvo por um nobre e, depois de ludibriar um alquimista, roubando-lhe 100.000 coroas (por volta de US$1 milhão), fugiu para a Inglaterra em 1760, alardeando ter descoberto um grande segredo alquímico.

Cagliostro conheceu o Conde de St. Germain em Londres, que o iniciou nos rituais ocultistas do antigo Egito e lhe ensinou a fórmula das poções da junventude e da imortalidade. Após fundar lojas maçônicas, baseadas em rituais egípcios, na Inglaterra, Alemanha, Rússia e França. Cagliostro foi para Paris em 1772, onde passou a vender elixires médicos. O rei Luís XVI se interessou por Cagliostro, que passou a entreter a corte real com suas mágicas e contos. Por muitos anos Cagliostro foi um dos favoritos da corte francesa, até se envolver no famoso Caso do colar da Rainha (ou Caso do colar de diamantes), um dos principais eventos que levaram ao início da Revolução Francesa em 1789. Graças ao seu envolvimento nesse escândalo, Cagliostro foi encarcerado na Bastilha por seis meses e depois expulso da França.

Foi então novamente para Roma em 1789 onde praticou sua medicina e tentou fundar, após muitos anos, uma lojas maçônicas, , nos moldes das outras que já havia originado. Foi preso pela Inquisição em 1791 no Castelo Sant'Ângelo, acusado de heresia, bruxaria e prática ilegal da maçonaria. Após 18 meses de deliberações a Inquisição sentenciou Cagliostro à morte, pena que foi trocada, posteriormente, pelo Papa, por uma sentença de prisão perpétua. Cagliostro tentou fugir, mas foi preso novamente e transferido para a solitária no castelo de São Leo, perto da cidade de Montefeltro, onde ele morreu em 26 de agosto de 1795. A notícia de sua morte não foi acreditada por toda a Europa e, somente quando Napoleão fez um relato pessoal do acontecido, Cagliostro foi aceito como morto de fato.

Cagliostro é considerado uma das maiores figuras do ocultismo, apesar de tachado por muitos de um simples charlatão. Muitas histórias surgiram a seu respeito, o que serviu apenas para obscurecer os verdadeiros fatos de sua vida.

http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=4062

Um comentário:

O alquimista disse...

Li esse artigo sobre o grande Cagliostro e não vejo verossimilhança nenhuma na vida e obra desse mestre do oculto com o escrito acima. Podemos nos basear em livros e documentos oficiais sobre a vida de cagliostro citando como exemplo o livro do Dr. Mark Raven de nome Cagliostro o grande mestre do oculto onde podemos verificar com claridade que na verdade todo grande iniciado sofre grandes perseguições por toda sua vida, muitas das quais tendem a denegrir sua imagem. Vejamos bem se uma pessoa que mais se dedicava a cuidar da saúde dos outros e nunca aceitar algo em troca se não possui algo de superior e divino em sua personalidade, muito mais do que charlatanismo. Convido a todos que lerem esse artigo que investiguem mais a fundo principalmente nos documentos citados no livro acima e em mais alguns como o livro sobre Joseph Balsamo, codinome que usava para tentar escapar da malevolente inquisição, que causou grandes males a humanidade. Paz Inverencial