sábado, 25 de agosto de 2007

Luteranos oram pelo reconhecimento mútuo das Igrejas

Porto Alegre (RS) - O Pastor Walter Altmann (foto), Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que também exerce a função de Moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), enviou carta pastoral às comunidades e instituições da IECLB (correspondência IECLB nº 135865) pedindo orações pelo reconhecimento mútuo entre as igrejas.

CONIC

Abaixo a íntegra da missiva:

Porto Alegre, 13 de julho de 2007

Aos/Às
Obreiros, obreiras e lideranças de comunidades e instituições da IECLB

Ass.: Novo motivo de intercessão comum: Pelo reconhecimento mútuo entre as igrejas

Estimadas irmãs, estimados irmãos:

Esta semana a Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, emitiu um documento com “Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja”. O documento foi ratificado pelo Papa Bento 16. Nele se afirma que “as comunidades cristãs nascidas da Reforma do século XVI” “não podem, segundo a doutrina católica, ser chamadas de ‘Igrejas’ em sentido próprio”. A razão, segundo o Vaticano, é que elas não teriam “a sucessão apostólica no sacramento da Ordem”, ou seja, sacerdotes na forma que a Igreja Católica os tem e que “sobretudo” por isso elas “não conservam a genuína e íntegra substância do Ministério eucarístico”, ou seja, da Ceia do Senhor.

Ainda no mesmo dia, a Presidência da IECLB emitiu uma Declaração, entrementes, amplamente compartilhada e difundida no país e no exterior. Nela expressamos nosso desalento, pois gostaríamos de ter lido a posição católica no contexto dos substanciais avanços registrados no diálogo ecumênico. Ao mesmo tempo, porém, lembramos o respeito que temos e devemos ter às demais igrejas e suas convicções, mesmo quando divergentes da nossa. Por fim, lembramos a urgência do chamado feito no movimento ecumênico a que as igrejas em conjunto reflitam sobre sua identidade eclesial. O texto da Declaração da IECLB na íntegra pode ser lido na página web da IECLB (www.luteranos.com.br).

Aqui acrescentamos alguns elementos de nossa compreensão de igreja, segundo nossa confissão luterana. Conforme nossa Constituição, a IECLB é Igreja de Jesus Cristo no país. A Igreja é a comunhão das pessoas que crêem em Jesus Cristo, em que o evangelho é pregado de maneira pura e os sacramentos administrados corretamente. Temos também, legitimamente, o ministério da palavra e dos sacramentos.

Entendemos ainda que a igreja “luterana” não surgiu com a Reforma nem é uma “nova igreja”, mas a mesma igreja de Cristo que sempre existiu e sempre existirá até a plenitude dos tempos, porque ela é criatura da própria palavra de Deus, que jamais retorna vazia, mas cria fé entre as pessoas que a ouvem. Nessa fé em Cristo nos sabemos vinculados com as demais igrejas que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Nossa continuidade como Igreja de Cristo não consiste em projetos ou esforços humanos, mas reside na fidelidade ao evangelho, que pelo poder do Espírito também se renova em todos os tempos. Precisamente isso ocorreu na Reforma de Lutero.

No entanto, não podemos esquecer que nosso compromisso ecumênico provém de uma convicção motivada pela Bíblia e pelo próprio Senhor Jesus, não de declarações eclesiásticas de qualquer igreja. Assim, nós estaremos sendo fiéis a nosso Senhor Jesus Cristo se, de nossa parte, perseverarmos no espírito e no caminhar ecumênicos. E deles faz parte essencial também a oração. Por isso, convidamos nossas comunidades a nos cultos das próximas semanas interceder pela causa do ecumenismo, incluindo na oração, que pode ser formulada mais extensamente, a seguinte petição:

Que todas as igrejas que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador
possam se reconhecer plenamente umas às outras, no caminho da unidade

Lembramos, como sempre, que é importante que a comunidade seja informada, nos anúncios ou antes da própria oração de intercessão, do motivo da intercessão comum em toda a IECLB e que ela estará sendo orada em toda a Igreja.

Na paz de Cristo, fonte de vida e de toda unidade verdadeira,

P. Dr. Walter Altmann
Pastor Presidente

c.: Membros do Conselho da Igreja

Nenhum comentário: