sábado, 25 de agosto de 2007

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA REFORMADA





Quem é a Igreja Episcopal Latina do Brasil? A Igreja Episcopal Latina do Brasil (I.E.L.B.) é a antiga Igreja, Católica, Apostólica e Reformada. É parte integrante e indissolúvel da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Seus bispos têm a sucessão apostólica da Igreja Católica Apostólica Romana. Reconhece como fontes de fé a Tradição, a Bíblia Sagrada e o Magistério dos Padres da Igreja, proclamam e mantêm firmemente a doutrina e o ministério da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica. Tem, por tanto, tradições protestantes e católicas, antigas e reformadas, progressistas e conservadoras. É uma Igreja que prega ao Cristo ressuscitado, trabalha para a extensão do Reino de Deus. A IELB faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana Reformada, compartilhando com ela tradições, ordem e plena comunhão, ainda que com características próprias, dada sua condição de Igreja Nacional. Como tal a Igreja Episcopal Latina do Brasil se sente continuadora da antiga Igreja no Brasil, que se tornou independente da organização da Igreja de Roma. A IELB foi estabelecida em 2004 por cristãos Brasileiros dissidentes da Igreja de Roma. À frente deles está Dom Lucas Macieira da Silva, Assim, no sínodo de 2004 elegeu-se Arcebispo o Reverendo Lucas Macieira, então Bispo da Igreja Vétero-Católica e este se dedicou à elaboração de uma liturgia própria. O Bispo Macieira é consagrado em 2004 por bispos da Igreja Apostólica Episcopal Portuguesa (Vétero-Católica) com a que se mantinham Relações de Fé e Fraternidade. A Igreja seguiu desenvolvendo-se no Brasil, passando por diferentes etapas políticas, por difíceis momentos de intolerância, perseguição, repressão e indiferença; apesar destes e outros graves problemas, a Igreja manteve sua obra, com o único objetivo de apresentar o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para a glória de Deus e a salvação dos homens e mulheres de boa vontade. No ano de 2006, a 25 de outubro do II ano de seu Pontificado, Dom Lucas Macieira, Dom João de Deus da Silva, e o Clero representado assinaram a Concordata de união Plena com a Igreja Católica Apostólica Romana Reformada, representada pelo seu Arcebispo Primaz Dr. Karl Ridig, passando assim ser membro efetivo desta denominação podendo usa o mesmo nome internacional no Brasil o nome jurídico de nossa Igreja continuar sendo Episcopal Latina, e seu nome denominacional passou a ser a Igreja Católica Apostólica Romana Reformada para fins religiosos. A IELB é........ - EPISCOPAL, porque mantém a tríplice ordem do ministério: bispos, presbíteros e diáconos; tudo isso, na chamada "linha de sucessão apostólica". Tanto os bispos como os presbíteros e diáconos podem ser casados - LATINA BRASILEIRA. Sua origem se deveu à decisão entregada dos Brasileiros que tinham ministrado na Igreja Católica Romana, mas que se separaram dela por inconformidade com a doutrina e a prática da mesma. - REFORMADA, com o que significa que recusou e recusa todas aquelas doutrinas e práticas que são alheia à Sagrada Escritura (a Bíblia) ou são contrárias ao conteúdo da mesma. - BÍBLICA, porquanto ensina que na Sagrada Escritura se contém tudo o necessário para a salvação, de maneira que nada do que nela não se lê, nem por ela se pode provar, deve exigir-se a pessoa alguma que o cria ou que o considere como requisito para a salvação. - LITURGICA. Seus ofícios seguem a Liturgia de Pio V a Paulo VI que são os ritos da Igreja Latina até os tempos atuais. SACRAMENTAL. Reconhecem sete sacramentos: batismo, crisma, confissão, comunhão, ordem e unção dos enfermos Administram-se como Sacramentos ordenados por nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho. - SINODAL. Os Sínodos se celebram cada três anos, e estão formados em partes iguais pelos Ministros e membros das Igrejas locais, eleitos em suas congregações. Qualquer membro da IELB, homem ou mulher, pode ser eleito e ser Delegado ao Sínodo, no que participará com voz e voto. Quem é Dom Lucas Macieira da Silva 1974 – Nasce em Fortaleza em uma família muito humilde, neste mesmo ano é batizado e recebe o nome de Iranildo Macieira da Silva. 1987 – faz a primeira eucaristia na Capela de São Francisco de Assis, no Bairro Henrique Jorge. 1989 – começa sentir seu chamado para a vida religiosa. 1990 - ingressa em um seminário menor, onde passa a ter suas noções da fé católica apostólica. 1992 – ingressa na pastoral Vocacional dos frades franciscanos, onde fica até 1995. 1996 – ingressa na vida franciscana, como seminarista até junho de 1997, onde deixa definitivamente a Igreja de Roma. 1998 – ingressa na Igreja Católica Apostólica Brasileira, após muito sofrimento, pela opção do casamento, sendo muitas vezes mal compreendido pelos membros do clero Romano. 1999, dia 23 de janeiro deste ano, porém em sua bula constando 24, recebe o diaconato na igreja Católica Brasileira, pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Fernando Cabral de Barros. 2001 – deixa a jurisdição da Igreja Brasileira, e passa a ser membro da Igreja Vétero Católica, juntamente com Dom Reginaldo Barroca. 2002 – Por motivos de perseguições, e o Arcebispo Barrocas estando a passar por situações difíceis, o espaço para o pastoreio sem as mínimas condições, deixa a Igreja Vétero Católica. 2002 – Ingressa na Igreja Católica Apostólica Missionária de Evangelização do senhor Arcebispo Dom Dirceu Milani, no final de 2002 foi transferido para São Miguel do Oeste, Santa Catarina, e em 2003 no dia 05 de maio recebeu a confirmação presbiteral em Vila Milani, pelo próprio Dom Dirceu Milani, Por Dom Darci Milani e outros bispos presentes, veio a fazer muitos trabalhos missionários no Paraná em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e regiões de fronteira ao Brasil, sendo elas; Argentina, Uruguai e Paraguai 2004 - a convite do arcebispo de Belo Horizonte, da Igreja Vétero Católica, Dom John Wesley, o mesmo deixa o a região Sul, pois sua situação junto ao Clero da icame já não vinha sendo bem aceito, por causa das freqüentes Críticas, pois, o clero esquecera-se da missão para se dedicarem as faculdades, enquanto isso as comunidades estava deixando de existir, por muitas reclamações, ajudas financeiras que haviam sido prometidas nunca chegaram para pagarem as contas do Santuário, pois a região oeste de Santa Catarina é tão pobre quanto à região mais pobre do nordeste, fora a situação de descrédito que estava na comunidade, já havia dois anos que não tinha padres da icame, pois havia sido abandonada pelo Arcebispo. 2004 – recebe a sagração Episcopal em 26 de setembro de 2004, na Igreja de São Miguel Arcanjo, da Igreja Vétero Católica pelas mãos dos senhores bispos, Dom José Ricardo Ferreira de Souza, Dom John Wesley e Dom Frei José Souto Queiroz Neto. 2004 – É convidado pelo arcebispo Patriarca de Portugal, Dom Antonio José da Costa Raposo, da Igreja Apostólica Episcopal (Vétero Católica) para participar do concilio das igrejas Nacionais em Portugal, o mesmo vai a Portugal para representar a igreja do Brasil, porém com seus próprios recursos, pois a igreja Vétero Católica, que naquela ocasião estava muito bem financeiramente não quis colaborar com suas passagens. Já em Portugal, onde também se encontrava membros do clero da Igreja Católica Apostólica Brasileira, tem suas ordenações colocadas em dúvida, pelos bispos da ICAB, sendo reconhecido somente seu Diaconato. Por isso foi muito humilhado nos primeiros dias de Concilio. Após muita conversa e versões diferentes são convidados pelo Arcebispo Dom José Antonio Raposo a recebe novamente as ordenações. Onde é ordenado juntamente com mons. Moisés Moncada da Colômbia, presbítero e Epíscopo da santa Igreja Católica e Apostólica. Já no Brasil, tem sua sala na igreja revirada e são extraviados vários documentos, o Bispo John começa a persegui-lo por motivo desta viagem achando que o mesmo tinha recebido fortunas das mãos dos bispos dos concilio. Mais uma vez deixa a igreja Vétero e sem querer mais envolvimento com esse tipo de pessoa, fica livre e independente por causa dessa separação é ameaçado de morte diversas vezes. Neste mesmo período começa um dialogo com Dom Ricardo Lorite, hoje um grande amigo e companheiro para fundarem no Brasil a Igreja Anglicana Latina, Dom Lucas Fica como bispo Sufragâneo do Nordeste neste mesmo ano Dom Lucas funda a Igreja Episcopal Latina do Brasil. 2005 – Dom Lucas Macieira da Silva, mesmo não ficando ao lado de Dom Lorite, Dom Rui, Dom Josué e do Cônego Fernando Móbile, ele os ordena Diáconos e Presbíteros para santa Igreja de Cristo. 2006 – Dom Lucas, mas uma vez, vai ao encontro dos Anglicanos, para ajudá-los a serem sagrados bispos para igreja Anglicana do Brasil, Dom Lucas chega a São Paulo a 12h35min, fica hospedado na casa do irmão Sebastião e pela manhã Dom Lucas resolve ir embora, porém passando onde aconteceria o evento o mesmo encontra somente Dom Barry, para realizar as sagrações, pois os demais bispos convidados não compareceram a sagração Episcopal, mais uma vez Dom Lucas fica ao lado dos seus filhos amados. Fica para o evento e ajuda a sagrá-los bispo para o Brasil. 2006 – em outubro deste ano Dom Lucas e Dom João de Deus assinam a concordata de intercomunhão Plena com a Igreja Católica Apostólica Romana Reformada, juntamente com seu representante Maximo, Dr. Dom Karl Rodig. A Igreja Episcopal Latina passa a ser uma igreja Internacional. MANISFESTO I.II. SUCESSÃO APOSTÓLICA, ORDENS SAGRADAS E SACRAMENTOS. A Igreja Católica Apostólica Romana Reformada é parte da comunidade mundial de igrejas Católicas que juntas constituem a Igreja Uma, Santa, Católica e Apostólica fundada por Jesus Cristo. As Ordens Sagradas dos bispos, presbíteros e diáconos são recebidas, através da sucessão apostólica da Igreja Católica Antiga e a Igreja Católica Romana. Cremos que os sete sacramentos (Batismo, Confirmação, Eucaristia, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimonio) é parte de nossa realidade religiosa, dados pela graça de Deus para nossa salvação pelo poder do Espírito Santo. Celebramos os sacramentos como parte do desejo do Senhor de que santifiquemos nossas vidas; servimos neste mundo como catalisadores espirituais; brilhamos como uma luz em cima de um candelabro e somos o sal da terra preparando-nos para entrar em seu Reino. Ao reconhecer a importância dos sete sacramentos, oferecemos a todos os Povos de boa vontade. II. 2. COMPROMISSO COM A TRADIÇÃO E A REFORMA Os membros da Igreja Católica Apostólica Romana Reformada são católicos da Igreja Católica Apostólica Romana e de outros ritos católicos e Cristãos de boa vontade, que procuram reformas e se esforçam em consegui r a unidade mundial e aderir-se ao ensino geral dos Concílios da Igreja sob a guia do Espírito Santo quem nos inspira a crer que: Ecclesiam semper reformandam est (A igreja sempre se está renovando). Portanto nós conservamos o processo dinâmico de reformas que o Espírito Santo expressa no Sensus fidelium (o sentir dos fiéis), o qual confere à comunidade dos fiéis sua credibilidade. Também conservamos os tesouros da Tradição, derivada das Sagradas Escrituras, os ensinos de Cristo, e os ensinos das Igrejas Católicas ao longo da história, enquanto continuam provendo uma guia digna para as comunidades eclesiais. Com todos nossos irmãos e irmãs de todo mundo, compartilhamos a fraternidade de Jesus Cristo, nosso Redentor. Declaramos nosso apoio ao Santo Papa (Bispo de Roma), quanto vemos nele, Primus inter pares (o Primeiro entre Iguais), para que guie à Igreja somente com o consentimento do Povo Santo de Deus e os líderes eclesiais sobre uma base colegiada. II. 3. UM ESPIRITO DE REFORMA A Igreja Católica Apostólica Romana Reformada apóia os esforços da reforma de milhões de Católicos romanos por todo mundo, os quais remeteram ao Vaticano petições assinadas, pedindo reformas na Igreja. Alguns dos pontos mais significativos desta reforma são: A opção individual de cada sacerdote de casar-se ou de viver no celibato, todos os seres humanos batizados são Membros do Corpo Místico de Cristo, por tanto, advogamos pela plena participação da mulher na Igreja, a participação de maior número de laicos na administração da Igreja. A inclusão à Santa Comunhão daquelas pessoas divorciada que contraíram um segundo matrimônio a casar. Maior autonomia para todas as Dioceses Regionais. Eleição dos bispos pelos leigos e o clero por igual, como se fez costume nos primeiros séculos. Maior colegialidade entre bispos e representantes leigos das igrejas locais. Maior ênfase no Evangelho Social que clama por uma justiça social para com os pobres e para a inclusão daqueles que foram recusados pela sociedade., uma teologia de libertação para aqueles sem direitos, a abolição da excomunhão. Comunhão de fé entre outros ritos católicos que têm a sucessão apostólica e compartilham a mesma teologia dos sacramentos. II. 4 REVISÃO DIREITO CANONICO Igreja Católica Apostólica Romana Reformada segue de modo geral as instruções do Codex Iuris Canonici (Direito Canônico), sem embargo, advoga por reformas importantes como as apontadas mais aporta (núm. II.3). As petições atuais de reformas iniciadas pelo agiornamento (posta ao dia), proclamado por João XXIII, o qual pediu ler os signos dos tempos para que todos os católicos e outros Cristãos possam interpretar como o chamado de Deus para a renovação de todo Seu Povo. I. 5 CARIDADE E AMOR Os dois princípios, Caritas enim Christi urget nos (o amor de Cristo nos impulsiona) e Ubi caritas et amor, Deus ibi est (onde há caridade e amor ali está Deus), guiam e comprometem nosso serviço a todos os necessitados. Nossos missionários (clérigos e Leigos) servem com empenho a todos os que procuram a Deus, desejando uma renovação espiritual, almejando viver em dignidade e procurando um lugar de Salvação. O amor de Deus para com o mundo deve ser limitado por esse falso temor que criou leis rígidas e mecanismos de controle feitos pelo homem. Como Cristão Católico está comprometido a viver uma vida cheia de compaixão para todas as gentes que procuram a Deus. Proclamamos nosso solene desejo de servir a todo o povo de Deus com um amor sem preconceito, porque amor a Deus e amor ao próximo são os mandamentos que resumem a lei. Porque por meio de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, Deus fez o último sacrifício na plenitude dos tempos para toda a criação cremos que a salvação de Deus é um oferecimento a todas as gentes que almejam a Salvação e uma vida de unidade na diversidade. II. 6 UNIDADE E SOLIDARIEDADE A Igreja Católica, Apostólica Romana Reformada procura, através da oração e o diálogo no Espírito Santo, a unidade e a solidariedade entre todos os Católicos com outros Cristãos. Estendemos a mão da paz e solidariedade a outros crentes, especialmente a nossos irmãos e irmãs no Judaísmo. Nosso anseio pela unidade se baseia no próprio desejo e oração do Senhor: Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles sejam também um em nós (João 17.21) III. FORO DE DIALOGO No nome de milhões de Cristãos Católicos Romanos por todo mundo, incluídos as centenas de sacerdotes que continuam deixando a Igreja porque partes do CIC (Direito Canônico) chegaram a ser um encargo desnecessário mais do que um apoio para suas vidas de fé, e no nome da unidade de nossos irmãos e irmãs de outros ritos Católicos que ainda se encontram separados, estamos guiados pelo Espírito Santo a convidar a todos os ritos Católicos a participar por igual, a apresentar e discutir pontos de reforma do CIC (Direito Canônico) num foro interdenominacional de diálogo. Reconhecemos a validez do Direito Canônico, quanto apóia o cuidado pastoral do povo de Deus com a provisão de guias para a estrutura de toda a Igreja, o Corpo Místico de Cristo no mundo. Historicamente o CIC, foi reformado porque se reconheceu a necessidade de acomodação a um mundo que mudava: ... etiam a praesertim de reformatione normarum novo mentis habitui novisque necessitatibus accommodanda... (CIC 1983, Praefatio, XXXVIII). Agora, como parte do povo de Deus que por todo mundo procura uma renovação para o século XXI, nós afirmamos a necessidade de mudanças adicionais no Direito Canônico, para que possa acomodar adequadamente as novas condições nas que toda a Igreja Católica vive hoje. Como o mesmo Direito Canônico reconhece: praesertim autem urgens novae recognotions precisas in luz ponitur ut Ecclesiae disciplina mutatis rerum condicionibus apte accommodetur (CIC 1983, Praefatio, XXXVIII). Em vista do chamado mundial para mudanças pelo grande número de Católicos que estão re-enfocando suas vidas através da renovação espiritual e que almejam a unidade com outros ritos Católicos, nós cremos necessário abolir aqueles cânones do Direito Canônico que erigem obstáculos a reformas * necessárias (cfr. II.3 do Manifesto) e rearticular certas provisões do Direito Canônico para que possam servir melhor a vida de fé cotidiana dos Cristãos neste mundo cada dia mais secular. O comitê designado por ao Vaticano para a revisão do CIC (desde o Concílio Vaticano II até 1983, quando a nova edição foi publicada) demonstrou grandes lucros. Este Codex declara que as leis Canônicas não são alheias à caridade nem aos aspectos humanos da vida porque estão infundidas com o Espírito Cristão. Conscientes das novas condições do mundo mutante de hoje, nós reconhecemos que chegou o tempo para que a Igreja Católica Romana reafirma sua vontade de empregar a riqueza de seus recursos para revisar o CIC quando seja necessário, ... insuper, cum sit a caritate, asequitate, humanitate non alienum, atque vero christiano spiritu plene perfusum... simulque eius condicionibus ac necessitatibus in mundo huius temporis consulere exoptat... ac deinceps nova recognitione indigebunt, tanta virium ubertate Ecclesia pollet ut, haud secus ac praeteritis saeculis, valet viam renovandi leges vitae suae rursus capessere... (CIC 1983, Praefatio LXIII). Mas em vez de depender somente de seus próprios recursos para reformar o Codex, a Igreja deve ter em conta aos outros ritos Católicos irmãos, considerando-os como igualmente guiados pelo Espírito Santo, quem faz todas as coisas tendam ao bem. A Igreja Católica Apostólica Romana Reformada ora pelo diálogo frutífero entre todos os líderes da Igreja Católica, clérigos e laicos, dado que as discussões informadas em matéria de fé, a meditação e a oração afetam a vida diária de todos os Católicos, apóia a meta deste diálogo, pela unidade e solidariedade Católica. Muitos Católicos de boa fé não podem aceitar a mentalidade de culpabilidade onerosa, com suas conseguintes prêmios e castigos, que se empregou como mecanismo principal para controlar cada aspecto da vida dos Católicos. Temos de repensar nossas teologias, para que sejam mais adequadas à mentalidade mais informada dos Cristãos pós-modernos. Que Deus abençoe todos os esforços da Igreja Católica Apostólica Romana Reformada e todo o Povo Santo de Deus, que procura com sinceridade a renovação, a salvação e a unidade sob a guia do Espírito Santo. * pontos de reforma no número II. 3 do Manifesto. Nosso Clero no Brasil Arzobispo Primado Ecumênico ++Mons. Dr. Karl R. Rodig, D. Min, Mag. Theol. E-mail: archbishopdrkarl@yahoo.com Arcebispo Primaz do Brasil Administrador Apostólico da América do Sul +Mons. Dom Lucas Macieira da Silva E-mail: bispolatino@hotmail.com ou igrejalatina@yahoo.com.br Caixa Postal 5322 – Centro - Belo Horizonte CEP: 30124 - 970 - Minas Gerais – Brasil Minas Gerais Santuário de Santo Expedito e Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Avenida João César de Oliveira, 340 – A - B. JK – Contagem - MG. Rev. Dom Lucas Macieira da Silva – Arcebispo Metropolitano Vigário Cooperador: Frei Samuel Moura E-mail: bispolatino@hotmail.com Paróquia Santuário de São Miguel Arcanjo Rua Radio Itatiaia - Bairro Matadouro - Nova Lima - MG Rev. Padre Marcos Aurélio Magalhães Paulo – Vigário de Nova Lima – MG E-mail: padremoiseis@yahoo.com.br Ceará Paróquia São Tiago Apóstolo Rua Jardins das Flores, 13 – Planalto Granja Lisboa Fortaleza-Ceará Rev. Padre João Luiz Dias Ferreira Cooperador: Seminarista Esteves Ferrer de Lima Paróquia São Francisco de Assis Rua Francisco Saraiva. 57 - Canindezinho – Fortaleza – Ceará Rev. Padre Paulo Ricardo Ferreira Chacon Missão Episcopal Santo Expedito e São Sebastião Avenida Dr. Floro Bartolomeu, nº. 1504 A – Juvêncio Santana. Juazeiro do Norte – Ceará – CEP 63.010-050 Rev. Diácono Antonio Santana – (Ceará) E-mail: tonnysantana@hotmail.com Paraná Missão Episcopal Nossa Senhora da Rosa Mística Rua Cel. Luiz José Martins dos Santos, 2161 - Bairro Boqueirão. Curitiba-Paraná – CEP. 81.670-400 Mons. Dom João de Deus da Silva. E-mail: a joaodedeuscwb@hotmail.com São Paulo Missão Nossa Senhora Medianeira Trav.Angelina Del grande Biancalana 54 – Imirim – SP- CEP 02472-020 Rev. Dom Izaias Rodrigues dos Santos E-mail: padreizaias2@virgula.com.br Jovem você deseja ser Sacerdote, irmão? Escreva para nosso centro de Pastoral Vocacional e seja você também um Católico Reformada para Gloria de Nosso Senhor Jesus. Sucessão Apostólica • Bishop Lucas Macieira da Silva † (2004) • Bishp Jose Antonio da Costa Raposo † (1982) • Bishop Luiz Castilho Mendez † (1948) • Bishop Carlos Duarte Costa † (1924) • Sebastião Leme Cardinal da Silveira Cintra † (1911) • Joaquim Cardinal Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti † (1890) • Mariano Cardinal Rampolla del Tindaro † (1882) • Edward Henry Cardinal Howard † (1872) • Carlo Cardinal Sacconi † (1851) • Giacomo Filippo Cardinal Fransoni † (1822) • Pietro Francesco Cardinal Galeffi † (1819) • Alessandro Cardinal Mattei † (1777) • Bernardino Cardinal Giraud † (1767) • Pope Carlo della Torre Rezzonico † (1743) • Pope Prospero Lorenzo Lambertini † (1724) • Pope Pietro Francesco (Vincenzo Maria) Orsini de Gravina, O.P. † (1675) • Paluzzo Cardinal Paluzzi Altieri Degli Albertoni † (1666) • Ulderico Cardinal Carpegna † (1630) • Luigi Cardinal Caetani † (1622) • Ludovico Cardinal Ludovisi † (1621) • Archbishop Galeazzo Sanvitale † (1604) •Girolamo Cardinal Bernerio,O.P.† (1586) Ecclesiam semper reformandam est Brasil, terras das missões na América Latina Estamos presentes na: Europa: Alemanha, Áustria, Slovenia, Itália. América do Norte: Estados Unidos, Florida, Nova York, Califórnia, Canadá. América Central e Sul: México, Cuba, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Brasil. África: Kenya, Uganda, Tanzânia. Ásia: Japão, Sri Lanka, Filipinas. Oceania: Austrália

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