sexta-feira, 17 de agosto de 2007

ORDEM DA JARRETEIRA





A Ordem da Jarreteira é uma ordem militar criada por Eduardo III de Inglaterra. Supõe-se que tenha sido criada para destacar os esforços da Inglaterra nas subsequentes cruzadas para conquistar a Terra Santa.

Na lenda associada à criação desta Ordem, Eduardo III estava bailando com a condessa de Salisbury numa grande festa da corte, quando esta deixou cair a sua jarreteira (liga). O rei apanhou-a do chão e, ao devolvê-la, reparou que os presentes os fitavam com sorrisos e murmúros. Irado, exclamou: «Honni soit qui mal y pense» ("maldito seja o mal pensado"), complementando que tornaria aquela pequena jarreteira azul tão gloriosa que todos a haveriam de desejar. Sendo esta história verdadeira ou não, a Ordem da Jarreteira foi, de facto, criada por Eduardo III, o seu símbolo é uma jarreteira azul escuro, de rebordo dourado, em que aparecem inscritas, em francês, as palavras ditas pelo rei.

Outra possibilidade é que a Ordem tenha tomado o seu nome do pendente ou jóia mostrada tradicionalmente nas representações de São Jorge. A insígnia da Ordem inclui um colar e uma insígnia pendurada, conhecida como Jorge, de ouro e esmalte, em que aparece São Jorge a cavalo, matando o dragão. Ainda existe uma segunda medalha, conhecida como Jorge menor.

O monarca reinante da Grã-Bretanha (o grão-mestre) e o actual Príncipe de Gales são sempre membros, juntamente com outros 24 membros e 26 cavaleiros ou damas-companheiras. Os cavaleiros são nomeados a 23 de Abril, dia de São Jorge, e o dia está associado com uma rosa vermelha, embora a cor de São Jorge seja azul, e é tradição vestir algo azul para a cerimónia. Nessa ocasião, deverá usar-se a jarreteira na perna esquerda, logo abaixo da cintura.

Os antigos arquivos da Ordem foram destruídos pelo fogo, embora se pense que em 1344 ou 1348 o rei Eduardo III tenha proclamado São Jorge como patrono da Inglaterra. Apesar do seu culto ter sido proíbido à época da reforma, a capela de São Jorge, em Windsor (completada entre 1483 e 1528) manteve-se como sede da Ordem.

Nenhum comentário: