quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O TIMO, UMA GLÂNDULA POUCO CONHECIDA.






O corpo físico é máquina que funciona ininterruptamente do nascimento ao desencarne.

Constituído por tecidos, células, glândulas, órgãos especializados e autônomos, porém mantidos a força da presença do espírito encarnado.

Para sua integração no meio ambiente o espírito encarnado utiliza os órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato, assim toma conhecimento do que se passa ao seu redor no mundo físico. E por intermédio do perispírito (corpo espiritual), permanece ligado ao plano espiritual e material ao mesmo tempo.

O corpo humano é o santuário do espírito encarnado, sendo este formado de matéria densa (energia condensada a vários graus).Apresenta uma forma tangível modelada sobre o arcabouço resistente e flexível.

Rodeado no etéreo de uma aura que varia de indivíduo para indivíduo. Visível ao plano hiperfísico e limitada alguns centímetros a partir da superfície do corpo. Serve de instrumento para o exercício de atividades no mundo físico. Ao exercê-las, o espírito permanece ligado por vários meios ao plano espiritual.

Então o homem deve zelar e responder pela conservação, equilíbrio e harmonia funcional do próprio corpo.

O timo é responsável pelo sistema neuroendócrino, reconhecido hoje em dia como a glândula da infância.

Do ponto de vista anatômico apresenta formato piramidal, está localizado logo abaixo do esterno ao nível do coração.

Na puberdade o timo pode se estender da região do pescoço até ao diafragma (abdômen).

No final da puberdade ele começa a diminuir tornando-se menor na vida adulta.

Do ponto de vista espiritual a função do timo é bastante sensível, pois atua no setor mais elevado do ser desenvolvido.

Quando em disfunção provoca alterações de humor como: euforia, depressão, otimismo, pessimismo, podendo chegar até a tão conhecida síndrome do pânico, bipolar ou síndrome de Burnout.

As pessoas consideradas com timocolinfática apresentam um ar angélico e místico. Desejam curar todos que vivem ao seu redor, se imaginam santos.

Geralmente estas pessoas apresentam alguns distúrbios comportamentais, devido a problemas de má alimentação, regime alimentar em excesso, problemas emocionais ou influência obsessiva de encarnados (vivos para vivos).

Os problemas físicos ligados a esta glândula afetam o sistema nervoso, pâncreas, hipófise (TSH, GH, ACTH), supra renal (glicocorticóides), tireóide e gônadas conforme os estudos realizados na universidade de Milão pelo Dr. Alessandro Sartório e Dr. Pietro Travaglini, especialista em endocrinologia e cátedra em medicina constitucional. Eles afirmam que o timo apresenta numerosas variações de comportamento neuroendócrino.

Fisiologicamente verificou-se também que modifica a secreção dos hormônios, mensuração na circulação, com biotestes.

Estudos recentes afirmam que a tiróide e as gônadas são consideradas Glândulas de imunização. As pessoas que apresentam estas glândulas em perfeito funcionamento não apresentam doenças infecciosas como: leucemia, lepra, Aids, tuberculose etc.

Elas também têm a função harmonizada nas atividades como hormônios homeostáticos, cuja sigla é HTH-OHTH e tem a responsabilidade de harmonizar todo o sistema glandular e pode ser por tanto o instrumento que determina a responsabilidade do sistema psíquico.

Como o espiritismo é uma ciência e filosofia de conseqüências religiosas, no Centro Espírita Manoel Augusto Girão, vem sendo desenvolvido um estudo com pessoas que apresentam disfunção desta glândula.

Ao se constatar os sintomas, elas recebem uma transfusão de fluidos magnéticos sadios que tenham este potencial e fluidos espirituais retirados dos espíritos e do próprio universo em que vivemos. Apesar dos cuidados que recebem para seu restabelecimento emocional e espiritual, devem manter o tratamento clínico de acordo com os moldes da medicina convencional.

Assim é como dizia o cientista e fisiologista Charles Richet: ”picada de cobra só é possível curá-la com o soro retirado da própria cobra”. Portanto, sintomas emocionais referentes a causas espirituais só poderão ser curados através de eflúvios magnéticos espirituais.

Hélio Braga – Presidente do C.E.M.A. Girão





O ARAUTO

Publicação Bimestral Órgão Oficial da USE Intermunicipal de Piracicaba

Nenhum comentário: