quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SOBRE VIVÊNCIA






“Os indivíduos mais produtivos não são os de QI mais avantajado, nem mesmo os de currículo mais brilhante, mas os que exibem maior capacidade de relacionamento e administração de conflitos, capazes de enfrentar situações novas e de crise.”(resultado de pesquisa efetuada pelo laboratório BELL, USA).A frase acima reflete uma constante situação vivida diariamente em nossa vida, seja ela familiar, estudantil, pessoal ou profissional, estamos inseridos em uma grande “teia” e convidados em cada instante a interagirmos e dividirmos o espaço com o próximo.Paradoxalmente, quanto mais próximas e mais ligadas são as pessoas, mais difícil é a comunicação entre elas. Assim, pequenos acontecimentos do dia-a-dia acabam se transformando em motivo de atrito. Um comentário feito sem maiores deduções é recebido como crítica intencional. Uma resposta espontânea é tida como grosseira, um gesto descuidado é interpretado como ato de desconsideração, etc., e, assim, dezenas de vezes, pessoas amigas e que até trabalham juntas, transformam-se em pequenos algozes (carrascos) uns dos outros.

Uma grandiosa ferramenta da comunicação pode nos auxiliar na busca de resolvermos as nossas relações interpessoais e com isso nos favorecer em nossa vida diária, além de contribuir e muito em nossa evolução espiritual.

O Diálogo.

Nunca chamemos de diálogo a paciência com que, às vezes, ouvimos os argumentos dos outros para, em seguida, fazer prevalecer os nossos! Mas sim, a busca do conhecimento através da fala do outro e com o outro, é a comunicação por meio de palavras, a qual visa uma troca de idéias, tendo por finalidade alcançar a razão e o entendimento.

Infelizmente estamos vivendo em uma época com inúmeros obstáculos para um bom diálogo olho a olho, e entre os principais obstáculos externos poderíamos citar, por exemplo: a falta de tempo, a TV sempre ligada, os diálogos virtuais no computador, o excesso de atividades, a falta de oportunidade, a casa muito agitada, o trânsito, etc.. Porém, também existem os obstáculos internos ou pessoais, como o medo, a insegurança, o orgulho, a timidez, o autoritarismo e a intransigência, a agressividade, o desânimo, a conveniência própria, etc...

Parece não ser tão fácil assim a busca do entendimento pelo diálogo, mas na comunicação verbal, o binômio humildade/companheirismo proporciona um diálogo mais franco e amoroso, falar e ouvir adequadamente para que haja clareza é fundamental para que a comunicação possa existir.

Felizmente, existem também os fatores positivos que incentivam um bom diálogo, como: querer o diálogo, haver boa vontade, existir troca autêntica de sentimentos, idéias, opiniões e experiências, sempre procurando manter um clima calmo e tranqüilo, até mesmo tentando impor certa disciplina para a conversa, tudo isso é muito saudável. Escolher o momento mais oportuno para iniciar a conversa também é uma boa dica, bem como saber observar o lugar e a hora adequados para ocorrer o diálogo. Muito importante também, é o estado emocional e a demonstração de disponibilidade, isso ajudará sempre tornar a conversa mais funcional ( recíproca ).Continuando a lista de qualidades de um bom diálogo, temos ainda: saber ouvir com atenção, afeição, interesse e participação, lembrando que ouvir é diferente de escutar, já que ouvir é um processo intelectual e emocional em que se usa o raciocínio, o discernimento e o sentimento, enquanto que escutar é apenas um processo neurofisiológico, puramente físico.

Outro detalhe é tentar ser amoroso, amigo e fraterno, discordando, se necessário, mas sem agredir, usar um tom de voz adequado à idade e cultura do interlocutor, bem como à situação, ao local, ao ambiente e ao assunto tratado. Ser respeitoso, usando de compreensão para com o conteúdo do que é falado, procurar manter uma conversa de irmão para irmão e não de superior para inferior, procurar usar de coragem, sem tentar fugir do assunto, usar de objetividade, sem ser rude ou agressivo, abordando o ponto principal da questão, e principalmente ser tolerante para com o que o outro tem a nos dizer.

Lembremos que o diálogo tem um instrumento poderoso de ação:

A Palavra, ela pode destruir e também construir, afligir ou consolar, agredir ou apaziguar, etc. A busca pelo diálogo é muito importante para o nosso crescimento pessoal e evolução espiritual, porém, a nossa transformação interior, é fundamental para a qualidade das nossas palavras. Sejamos atualmente líderes ou liderados, o diálogo é um poderoso instrumento para a nossa sobrevivência em sociedade/Marcelo Fernandes Filippini-Colaborador da USE (S. Pedro): Responsável pela Equipe de Amigos – Lazer & Educação Ambiental, Operadora do Acampamento Educacional Recanto Alvorada.

Nenhum comentário: