quarta-feira, 1 de agosto de 2007


ARTIGOS


MUNDOS PARALELOS

A inter-relação entre o mundo da matéria e um mundo invisível aos nossos olhos é algo que nos afeta e influencia constantemente. Os mortos estão entre nós, nos ajudando, nos prejudicando ou nos influenciando, de acordo com os nossos pendores em afinidade com os deles.
O homem sensato procura moldar seu comportamento em sintonia com as forças do bem, obstando o assédio das forças das trevas. Por outro lado, aquele que pauta o seu comportamento pelos meandros do mal encontra estímulo e amparo do poder das trevas.
O homem influencia a sociedade e é influenciado por ela. Essa simbiose gera o padrão social que é o somatório do comportamento humano. Vale dizer: as instituições refletem o padrão do comportamento humano. Todavia, essa influência não se restringe apenas ao aspecto material. Os dirigentes, como todo ser humano, estão em contato com o invisível, em especial nos momentos do sono, quando entram em desdobramento. Nesses momentos eles entram em contato com os seus afins, podendo, não raro, desviar as instituições que dirigem , colocando-as a serviço das trevas. Neste caso, a instituição torna-se um instrumento de opressão.
A finalidade das trevas é promover o mal em nome da justiça, é a razão da sua existência, embora também sejam devedoras. Quando perseguem, obsidiam e oprimem suas vítimas; estão punindo-as pelas suas faltas. Portanto, fazem o mal, mas ao fazê-lo, possibilitam também a redenção das suas vítimas. Essa é a razão que nos conduz a não odiar nossos opressores, eles são a porta que nos é aberta para o cumprimento das nossas penas e a nossa possibilidade de ascensão. Escusado dizer que a submissão do oprimido, a ausência de revolta e até mesmo um comportamento fraterno da vítima com o seu opressor, revelam uma certa elevação espiritual. Como o móvel do agressor é o elemento sádico, o comportamento submisso da vítima retira o prazer da agressão, reduzindo o ímpeto do agressor. Se esse comportamento vem aliado à prática de boas ações e respaldado por uma fé religiosa, o agressor termina por se afastar, já que os débitos passados são compensados com as boas ações do presente.
As organizações das trevas seguem uma linha hierárquica, cujos méritos estão vinculados à maior gama de ódio, selvageria e insensibilidade. Aliado a isso, o apego às deformações morais, perversões e a busca insana pelo prazer em quaisquer de suas formas, são atributos ‘louváveis’ que distinguem o espírito em comunhão com as trevas.

Nenhum comentário: