sexta-feira, 3 de agosto de 2007

SALVE-RAINHA


Origem da oração SALVE-RAINHA



A linda oração da SALVE-RAINHA nasceu pelo ano mil, quando o monge beneditino Germano, filho do conde de Weringen, vivia num mosteiro situado na fronteira da Suíça com a Alemanha, e, estando doente, com reumatismo, inutilizado fisicamente, sofria dores atrozes. Não passava um dia sem que Germano, arrastando-se, fosse duas ou três vezes da cela do templo, rezar demoradamente a Nossa Senhora. Foi junto ao altar da Virgem que, de palavra em palavra, ele compôs a SALVE-RAINHA no decurso de longos anos de sofrimento. Verdadeiro trapo humano, tinha os músculos contraídos e os ombros inertes, não chegou a concluí-la. Estava escrevendo estas palavras: ...”e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus”... , quando a morte o levou.

Pelos meados do século XII, na véspera do Natal de 1.146, São Bernardo chegou a Spira, cidade Imperial da Alemanha, na qualidade de delegado apostólico para pregar a segunda Cruzada. Foi recebido com solenidade extraordinária... Conduziram-no aos sons dos sinos e dos hinos sagrados, através da cidade até a catedral, onde o Imperador e os príncipes o esperavam e o acolheram com toda honra. A multidão estava ansiosa por ver o santo pregar. O cortejo avançava pela grande porta da catedral em direção ao côro e entoava a SALVE-RAINHA, oração essa que já era de domínio público em todo país.

São Bernardo ao lado do Imperador, seguia por entre o povo aglomerado. Quando os últimos acordes da bela invocação cessaram: “ Nobis post hoc exilium ostende” tão arrebatado ficou o grande sacerdote e por um ímpeto de amor, fez três genuflexões, com os olhos fitos na imagem da Virgem Maria, completando a prece do monge Germano exclamando: ...“ ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria”.

Estas palavras foram esculpidas em lâminas de bronze no assoalho da catedral e depois introduzidas na oração da SALVE-RAINHA.



Fonte : livro : SIM SENHORA

Autor : padre OLÍVIO REATO

Editora : Raboni

Ano : 1.994

Salve Rainha,
Mãe de Misericórdia,
vida e doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste
vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai Jesus bendito fruto em vosso ventre,

ó clemente,
ó piedosa
ó doce e Santa Virgem Maria.

Rogai por nós Santa mãe de Deus.
Para que sejamos sempre livre do pecado,
protegido de todos os perigos
e dignos da promessa de Cristo.

Nenhum comentário: