Um fantasma assombra a República desde a sua
proclamação: a religião. Um outro fantasma assombra a religião desde que
essa separação ocorreu: a República. De assombro em assombro, vamos
recuando em relação aos valores democráticos, aqueles que asseguram as
bases da consciência propriamente republicana, livre de pressupostos e
constrangimentos estranhos à política. E também em relação aos valores
propriamente religiosos, aqueles que pedem a paz do privado para o
exercício ritual da fé, que é o âmbito da liberdade religiosa que a
República assegurou. Religião deixou de ser um dever para ser um
direito, livremente assumido. Essa é a diferença, que muitos não
compreendem. Não ter religião já não é um defeito. Ter religião já não
é, necessariamente, uma virtude.
A invasão da religião pela política partidária
no último domingo, no lançamento da candidatura do PMDB à Prefeitura de
São Paulo, e a recíproca invasão da política pela religião no mesmo ato,
propõem um complicado problema. O candidato, versado em questões de
Igreja, atrelou o ato partidário da praça ao prévio comparecimento à
missa dos migrantes na Catedral, celebrada pelo arcebispo, arrastando
consigo toda a cúpula de seu partido, mesmo quem não é católico. Uma
misturança, o que a razão e a fé estranham em nome do respeito ao que é
próprio de cada qual.
Os positivistas de 1889, já antes da
Constituição de 1891, estabeleceram a separação entre o Estado e a
Igreja. Na monarquia o próprio imperador nomeava os bispos e lhes pagava
a côngrua, mandando prendê-los, se fosse o caso, como aconteceu na
chamada Questão Religiosa. Da monarquia à República laica, foi um salto
muito grande num país secularmente habituado à promiscuidade pré-moderna
de política e religião. A separação do Estado em relação à Igreja, e a
adoção do princípio de que o Estado não tem religião, de que o exercício
da fé é livre e de que todas as religiões são toleradas, representou um
imenso avanço no Brasil. A liberdade seria uma quimera se as pessoas
não fossem livres para crer ou descrer e se não pudessem tomar decisões
políticas, votar ou deixar de votar, em função unicamente dos ditames de
sua consciência e de sua decisão racional. O eleitos representam a
consciência política dos cidadãos, não a sua consciência religiosa.
O regime republicano não impediu que os
brasileiros pudessem crer, que fossem católicos, protestantes ou
professantes de qualquer outro credo religioso. Ou ateus e descrentes.
Religião não é um atributo necessário ao bom exercício do governo. Um
presidente carola, como foi Artur Bernardes, que nos jardins do Catete
rezava ao anoitecer, quando o arcebispo dom Duarte lhe implorou que
fizesse cessar o bombardeio da cidade de São Paulo, em 1924, que matava
civis, também crianças e velhos, recusou. Mandou dizer-lhe que São Paulo
era rico e poderia reconstruir sua bela capital. Nada falou sobre as
vidas que motivaram o apelo. Sua religião não o fez mais humano nem o
fez um estadista.
A República tampouco obrigou os brasileiros a
crer nisto ou naquilo. Ou vetou o acesso de quem crê à representação
política e mesmo à Presidência da República. Desde 1889, apenas dois
presidentes da República foram protestantes: Café Filho, presbiteriano, e
Ernesto Geisel, luterano. Todos os demais foram, ao menos nominalmente,
católicos.
A decisão republicana foi boa também para a
Igreja Católica e para as diferentes religiões que se difundiram no
Brasil desde o Império. Com ela a Igreja se libertou da tutela do
Estado, ganhou completa liberdade para ser plenamente igreja, sem sofrer
interferências nas questões propriamente religiosas. O que a República
proclamou é que, assim como o Estado não se mete nos assuntos da Igreja e
das religiões, as religiões e a Igreja não se metem nos assuntos do
Estado.
Infelizmente, estamos num progressivo recuo em
relação a esse princípio fundante do nosso regime republicano. O
neopopulismo brasileiro descobriu nas igrejas e nas religiões um
verdadeiro curral de votos cativos, de gente crédula e dócil ao apelo
eleitoreiro em suposto nome da fé. Não só os evangélicos têm sido
assediados e não raro seduzidos pelas cantadas partidárias, mas também
os católicos têm tido uma disponibilidade para a sedução que não é
pequena. Já nas campanhas de Lula e do PT o uso abusivo do templo e até
do púlpito não mereceu reparos.
Tudo seria compreensível num país atrasado como
o Brasil, não fosse o avanço da ousadia não mais sobre as greis
religiosas, mas agora também sobre o sagrado. Se as igrejas pretendiam
afirmar sua identidade religiosa no plano político, mostrando força
perante os candidatos e caíram na tentação do voto de cabresto, não se
deram conta de que havia um preço a pagar. E o preço maior não era o
voto, era a sutil invasão do sagrado pela política e pela politicagem.
Foi isso que aconteceu na Sé e em sua praça no começo da última semana, o
ato partidário praticado como ato pós-eucarístico, uma violação da
essência do sagrado.
COMENTÁRIOS:
"Infelizmente, cardeais, bispos e padres, no
Brasil, ainda sonham ou querem voltar, tardiamente, ao conluio ou à
convivência espúria ou, pelo menos, muito ambígua com o poder político.
E muitos políticos, de todas as religiões, se dizem, descaradamente, candidatos de facções religiosas de todos os tipos. Num estranho e sujo: "É dando que se recebe". Eu te dou votos e tu, depois, me ajudas nas obras da igreja, nos festejos (confecção de cartazes, pagamento de grupos folclóricos, carros de som, livreto do festejo, etc., com direito a teres teu nome citado nos agradecimentos, todos os dia do festejo e a por a tua fotografia nos carros de som da Procissão, etc.).
Tanto assim que pessoas inteligentes já se estão perguntando se bancadas religiosas e propaganda política em nome da religião são compatíveis com a neutralidade religiosa da Constituição brasileira.
Não é incomum, prefeitos e governadores eleitos, depois de uma campanha muitas vezes suja, violenta, ilegal e imoral, pedirem, e cardeais, bispos e padres aceitarem, uma missa de ação de graças pela vitória. Fazendo, assim, da missa um enfeite sacrílego..."
E muitos políticos, de todas as religiões, se dizem, descaradamente, candidatos de facções religiosas de todos os tipos. Num estranho e sujo: "É dando que se recebe". Eu te dou votos e tu, depois, me ajudas nas obras da igreja, nos festejos (confecção de cartazes, pagamento de grupos folclóricos, carros de som, livreto do festejo, etc., com direito a teres teu nome citado nos agradecimentos, todos os dia do festejo e a por a tua fotografia nos carros de som da Procissão, etc.).
Tanto assim que pessoas inteligentes já se estão perguntando se bancadas religiosas e propaganda política em nome da religião são compatíveis com a neutralidade religiosa da Constituição brasileira.
Não é incomum, prefeitos e governadores eleitos, depois de uma campanha muitas vezes suja, violenta, ilegal e imoral, pedirem, e cardeais, bispos e padres aceitarem, uma missa de ação de graças pela vitória. Fazendo, assim, da missa um enfeite sacrílego..."
João Tavares
"Religião deixou de ser um dever para ser um
direito, livremente assumido. Essa é a diferença, que muitos não
compreendem. Não ter religião já não é um defeito. Ter religião já não
é, necessariamente, uma virtude", escreveJosé de Souza Martins,
sociólogo, ao comentar a separação da Religião e do Estado estabelecida
na Constituição de 1891, em artigo publicado no jornal O Estado de S.
Paulo, 01-07-2012.
Segundo ele, "infelizmente, estamos num progressivo recuo em relação a esse princípio fundante do nosso regime republicano. O neopopulismo brasileiro descobriu nas igrejas e nas religiões um verdadeiro curral de votos cativos, de gente crédula e dócil ao apelo eleitoreiro em suposto nome da fé".
"Tudo seria compreensível num país atrasado como o Brasil, - afirma José de Souza Martins - não fosse o avanço da ousadia não mais sobre as greis religiosas, mas agora também sobre o sagrado. Se as igrejas pretendiam afirmar sua identidade religiosa no plano político, mostrando força perante os candidatos e caíram na tentação do voto de cabresto, não se deram conta de que havia um preço a pagar. E o preço maior não era o voto, era a sutil invasão do sagrado pela política e pela politicagem".
http://www.igrejacatolicacarismatica.org.br/
Segundo ele, "infelizmente, estamos num progressivo recuo em relação a esse princípio fundante do nosso regime republicano. O neopopulismo brasileiro descobriu nas igrejas e nas religiões um verdadeiro curral de votos cativos, de gente crédula e dócil ao apelo eleitoreiro em suposto nome da fé".
"Tudo seria compreensível num país atrasado como o Brasil, - afirma José de Souza Martins - não fosse o avanço da ousadia não mais sobre as greis religiosas, mas agora também sobre o sagrado. Se as igrejas pretendiam afirmar sua identidade religiosa no plano político, mostrando força perante os candidatos e caíram na tentação do voto de cabresto, não se deram conta de que havia um preço a pagar. E o preço maior não era o voto, era a sutil invasão do sagrado pela política e pela politicagem".
http://www.igrejacatolicacarismatica.org.br/
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