sexta-feira, 10 de agosto de 2007

PROJECIOLOGIA


(Latim: projectio, projeção; Grego: logos, tratado) - Ramo, subcampo, ou especialidade da ciência Conscienciologia, que estuda as projeções energéticas da consciência e as projeções da própria consciência para fora do corpo humano, ou seja, das ações da consciência operando fora do estado de restringimento físico do cérebro e do corpo biológico. Além da experiência fora do corpo propriamente dita, a Projeciologia também investiga dezenas de fenômenos projeciológicos correlatos tais como: bilocação, clarividência, experiência de quase-morte, precognição, retrocognição, telepatia e muitos outros. A Projeciologia constitui uma parte prática da Conscienciologia.
http://www.portalalpha.com.br/topicos.asp?tema=Corpo+e+Mente&topico=Projeciologia

Este fenômeno é conhecido popularmente como: desdobramento, jornada astral, projeção astral, viagem astral, dentre outros. Já os cientistas e pesquisadores preferem denominá-lo de: experiência extracorpórea ou extracorporal, experiência fora do corpo, OBE (out-of-the-body experience) ou projeção da consciência.

Apesar de a Projeção ser conhecida há milênios, a Projeciologia é uma área de estudo relativamente nova, proposta oficialmente como ciência a partir de 1981, com a publicação do livro "Projeções da Consciência", de autoria de Waldo Vieira. Em 1986, Waldo Vieira publicava o fruto de 19 anos de pesquisas: o Tratado "Projeciologia - Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano", edição do Autor. A 4ª edição atualizada tem 1.232 páginas e referências bibliográficas de 2.040 obras. Este livro é considerado uma referência internacional sobre o estudo da projeção consciente.

Sair do corpo físico é um atributo inerente ao ser humano. Pesquisas internacionais indicam que a projeção consciente já é alcançada e vivida por alguns milhões de pessoas em todo planeta, sendo um fenômeno universal que acontece independente do sexo, idade, raça, religião, classe social e nível cultural.

"Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos." (Waldo Vieira, Nossa Evolução, 1997).

Todos nós saímos do corpo. Falta, no entanto, para a maioria da humanidade, bons níveis de lucidez durante o experimento projetivo, bem como a rememoração do fenômeno vivenciado. Por esta razão, muitos pensam que a projeção não existe, por não trazerem dela uma lembrança clara.

A projeção da consciência não deve ser confundida como um mero sonho, devaneio, imaginação, alucinação, desequilíbrio mental ou fruto de distúrbios psicofisiológicos diversos. Várias pesquisas já evidenciaram diferenças entre a projeção e estes estados alterados da consciência.

Nossa consciência se manifesta através de diversos corpos ou veículos de manifestação denominados, em conjunto, holossoma. O corpo humano é o corpo mais denso percebido pelos sentidos físícos. Quando estamos acordados, durante a vigília, a sede de nossa individualidade a nossa consciência se manifesta a partir do corpo físico. Neste momento, todos os veículos de manifestação encontram-se em coincidência ou "encaixados" uns nos outros. Durante o sono ou através de um relaxamento físico, por exemplo, estes corpos se "desencaixam" ou entram em descoincidência. Neste instante, a consciência projeta-se para fora do corpo físico e passa a atuar a partir de outro corpo, mais sutil. O corpo físico permanece dormindo, inanimado, vazio de consciência, sendo mantido apenas pelas funções autônomas. Enquanto isso, a sede da nossa consciência pode atuar livremente, em outras dimensões.

Durante uma projeção consciente, é comum a pessoa sentir-se "flutuando" acima de seu corpo físico. Outras vezes, a pessoa é capaz de ver o próprio corpo adormecido no leito. Durante a projeção, o projetor também pode sentir vibrações agradáveis em todo corpo, sons ou ruídos dentro da cabeça, sensação de queda-livre, incapacidade temporária de mover o corpo físico, sensação de inchar ou inflar como um balão e vários outros sinais correlacionados com a projeção.

Quase sempre nossas projeções ocorrem de modo involuntário ou espontâneo, durante o sono natural ou até mesmo durante um simples cochilo. Em outros casos, a projeção consciente ocorre em situações críticas, como é o caso das EQMs ou Experiências de Quase-Morte, tipo de projeção da consciência forçada, compulsória, patológica, causada por traumas orgânicos, acidentes físicos e comum a pacientes terminais e sobreviventes da morte clínica.

A Projeciologia propõe técnicas projetivas para que o interessado obtenha projeções conscientes voluntárias, sadias e planejadas. Este tipo de projeção oferece maiores índices de lucidez e rememoração, auxilia no desenvolvimento do autodomínio emocional, a perda do medo da morte, o repensar de valores, a dinamização do autoconhecimento e o entendimento da sua real procedência.

Nenhum comentário: