sexta-feira, 10 de agosto de 2007

SEICHO-NO-IE


Significado e contexto histórico do seu surgimento
Emblema Oficial da Seicho-No-Ie
Emblema Oficial da Seicho-No-Ie

Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito, numa tradução livre) é uma filosofia/religião de origem japonesa. Monoteísta, enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.

Surgiu em 1930 e cresceu no pós-guerra, quando a sociedade japonesa viu desmoronar a religião oficial do Estado, baseada na crença na divindade do imperador e uma das bases da ideologia militarista. Nesse vácuo ideológico e espiritual surgiram ou cresceram inúmeras seitas e religiões, entre elas a Soka Gakkai, a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica Mundial (Johrei), Seicho-No-Ie, etc.

A SEICHO-NO-IE foi fundada por Masaharu Taniguchi (1893–1985), conhecido durante a II Guerra Mundial. Incorporou elementos da ciência, do cristianismo, do budismo e do xintoísmo.

Pela grande população de imigrantes japoneses, estas novas religiões chegaram quase que simultaneamente ao Brasil. Em pouco tempo conseguiram grande número de adeptos, não só entre os descendentes de japoneses mas entre toda a população em geral.

A SEICHO-NO-IE em particular conseguiu grande número de adeptos. Entre os instrumentos de disseminação de sua crença, a revista Acendedor e o Preceitos Diários (calendário com mensagens) se tornaram bastante populares nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas décadas de 60 e 70 do século XX. Atualmente (2006) a SEICHO-NO-IE conta com divulgação através de publicações tais como as revistas Fonte de Luz, Pomba Branca, Mundo Ideal e Querubim; Jornal Círculo de Harmonia; Preceitos Diários e Programas de TV, rádio e website.

Sua origem cerimonial é ligada principalmente ao Xintoísmo, sendo também seus rituais como batismo e casamento, do qual é talvez o melhor representante fora do Japão. Entretanto, na SEICHO-NO-IE é prevista a liberdade e adaptação de cerimoniais à cultura local.

A partir da década de 90 a SEICHO-NO-IE lança oficialmente uma nova bandeira, o "Movimento Internacional de Paz pela Fé" (Internacional Peace by Faith) que tem como objetivo, através da fé em Deus único e universal, despertar a paz em cada pessoa e, assim, concretizá-la no mundo.

Principais Ensinamentos da Seicho-No-Ie

A Verdade essencial da SEICHO-NO-IE é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dEle.

Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie:

* 1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
* 2ª) Conservar sempre o sentimento natural;
* 3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
* 4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
* 5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
* 6ª) Anular totalmente o ego;
* 7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infálivel;
* 8ª) Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.

Verdade Vertical e Verdade Horizontal

* Verdade Vertical: Só Deus e o que Ele cria existe verdadeiramente, ou seja, não tem início nem fim, é eterno, infinito (Ele é o Bem, o Criador, a Verdade, a Imagem Verdadeira, etc.). Como o homem também é criação de Deus, ele possui a mesma natureza infinita de Deus. Daí vem a principal convicção do adepto da Seicho-No-Ie: "O Homem é Filho de Deus". Todas as demais coisas não "existem" porque não têm essa mesma natureza infinita de Deus. Elas são, portanto, apenas manifestações temporárias da mente humana.

* Verdade Horizontal: O mundo fenomênico é projeção da mente humana; o mal não existe, ou seja, tem início e fim, é efêmero, não é eterno, é finito (ele é apenas criação da mente humana). Da mesma forma, a doença, a morte, o envelhecimento e os pecados também não existem porque são derivações desse mesmo mal (ilusões da mente humana);
http://tiosam.com/?q=Seicho-No-Ie

Nenhum comentário: