lansã
é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus
campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e
os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma
menos “emocional”.
Iansã,
em seu primeiro elemento é ar e forma com Ogum um par energético onde
ele rege o pólo positivo e é passivo pois suas irradiações magnéticas
são retas. lansã é negativa e ativa, e suas irradiações magnéticas são
circulares ou espiraladas.
Observem
que lansã se irradia de formas diferentes: é cósmica (ativa) e é o
Orixá que ocupa o pólo negativo da linha elemental pura do ar, onde
polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento ela polariza com Xangô e
atua como o pólo ativo da linha da Justiça, que é uma das sete
irradiações divinas.
Na
linha da Justiça, Iansã é seu aspecto móvel e Xangô é seu aspecto
assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos seres através
de seus magnetismos negativos.
Iansã
aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de suas
atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos,
alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para, só então,
redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que o aquietará e
facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.
As
energias irradiadas por Iansã densificam o mental, diminuindo seu
magnetismo e estimulam o emocional, acelerando suas vibrações.
Com
isso, o ser se torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado.
Mas quando não é possível reconduzi-lo à linha reta da evolução, então
uma de suas sete intermediárias cósmicas, que atuam em seus aspectos
negativos, paralisam o ser e o retém em um dos campos de esgotamento
mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu
negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e
viciado.
Sete
atuam junto aos pólos magnéticos irradiantes e auxiliam os orixás
regentes dos pólos positivos, onde entram como aplicadoras da Lei
segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos
positivos da Orixá Planetária Iansã.
São vinte e uma orixás lansãs intermediárias aplicadoras da Lei nas Sete Linhas de Umbanda.
Como
seus campos preferenciais de atuação são os religiosos, não é de se
estranhar que nossa amada mãe Iansã intermediária para a linha da Fé nos
campos do Tempo seja confundida com a própria Oiá, já que é ela quem
envia ao tempo os eguns fora-da-Lei no campo da religiosidade.
Iansã
do Tempo, não tenham dúvidas, tem um vasto campo de ação e colhe os
espíritos desvirtuados nas coisas da Fé, enviando-os ao Tempo onde serão
esgotados. Mas, não tenham dúvidas, antes ela tenta reequilibrá-los e
redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o magnetismo
os esvazia quando vê que um esgotamento total em todos os sete sentidos é
necessário. E isto o Tempo faz muito bem!
Já
Iansã Bale, do Bale, ou das Almas, é outra intermediária de nossa mãe
maior lansã que é muito solicitada e muito conhecida, porque atua
preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei
que dão sustentação à vida e, como vida é geração e Omulu atua no pólo
negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios de Tatá Omulu
todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao
desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.
Logo, seu campo escuro localiza-se nos domínios do Orixá Omulu, que rege sobre o lado de “baixo” do campo santo.
Mas
também são muito conhecidas as Iansãs intermediárias Sete Pedreiras,
dos Raios, do Mar, das Cachoeiras e dos Ventos (Iansã pura). As outras
assumem os nomes dos elementos que lhes chegam através das irradiações
inclinadas dos outros orixás, quando surgem as Iansãs irradiantes e
multicoloridas. Temos:
• uma Iansã do Ar;
• uma Iansã Cristalina;
• uma lansã Mineral;
• uma Iansã Vegetal;
• uma lansã Ígnea;
• uma lansã Telúrica;
• uma lansã Aquática.
Bom,
só por esta amostra dos múltiplos aspectos de nossa amada regente
feminina do ar, já deu para se ter uma idéia do imenso campo de ação do
mistério “Iansã”.
O
fato é que ela aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma
os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas, que o fazem
girar até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas
consciências desordenadas!
Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e escrito sobre a “Senhora dos Ventos”.
OFERENDA:
Velas
brancas, amarelas e vermelhas; champagne branca, licor de menta e de
anis ou de cereja; rosas e palmas amarelas, tudo depositado no campo
aberto, pedreiras, beira-mar, cachoeiras, etc.
As Filhas de Yansã
As
filhas de Iansã são emotivas e se não se impõem, revoltam-se e
abandonam quem não submete-se a elas e logo estão estabelecendo novas
ligações...onde se imporão;
As
filhas de Iansã, no negativo, são apaixonadas, bravas, emotivas, de
pavio curto, falantes, briguentas, intolerantes, não perdoam quem as
magoa e são explosivas. Já no positivo, são envolventes, risonhas,
alegres, amorosas, mas sem pieguice, possessivas com os seus, amigas e
expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas, lutadoras e líderes
natas;
As
filhas de Iansã apreciam festas, pessoas falantes e alegres, ambientes
alegres e multicoloridos, viagens a passeio, homens envolventes,
trabalhos agitados. Não apreciam homens introvertidos, reuniões
monótonas, amizades egoístas, ambientes conservadores, trabalhos ou
deveres monótonos, comidas pesadas, roupas sóbrias, a “prisão” da vida
doméstica, a repetição das mesmas coisas no seu dia-a-dia;
Bem,
vamos parar por aqui, senão continuaremos a listar características cada
vez mais íntimas das filhas de Iansã. Podemos acrescentar apenas que as
filhas de Iansã são muito seletivas e só se apaixonam de fato se o
homem for muito envolvente. Do contrário, assim como os atrai os
dispensa com uma rapidez impressionante.
Saibam que:
- na Astrologia, as filhas de Iansã são regidas pelo Sol;
- na Numerologia, Iansã é o número 13;
- nos elementos, Iansã ´é o vendaval, que desaba e a ventania que faz tudo balançar;
- na irradiação da Lei, Iansã é a Lei atuando no sentido de redirecionar os seres que se desequilibraram;
- na fé, Iansã é a novidade que a renova na mente e no coração dos seres;
- na vida, Iansã é a busca de melhores condições de vida para os seres;
- na criação divina, Iansã é a busca de adaptação do ser ao meio onde vive.
(Texto extraído do livro “Gênese Divina de Umbanda Sagrada”, de Rubens Saraceni).
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