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sexta-feira, 10 de agosto de 2007
PEDAGOGIA ESPÍRITA
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Dr. Ricardo Di Bernardi
(ricardo.di.bernardi@terra.com br)
http://www.amergs.com.br /artigos/index.php?a=9
1 - O QUE É, O QUE NÃO É!
A educação espírita apresenta-se como uma proposta pedagógica. Permite, a Pedagogia Espírita, aperfeiçoar nossa prática espírita adequando-a a idéia do grande educador Kardec, deixando de lado a "saudade do altar" afastando-nos do igrejismo e da institucionalização religiosa.
2 - Na realidade, o próprio espiritismo é também uma proposta pedagógica, cultural, universal, e aberta, como queria Kardec.
3 - A Pedagogia Espírita - (PE)
não se propõe a fazer proselitismo,
não é nenhum catecismo espírita,
não se propõe a uma educação religiosa,
não é um movimento sectário, autoritário ou centrado em uma pessoa ou
instituição.
4 - Antes de mencionarmos a origem da pedagogia Espírita convém considerar as idéias de Sócrates e Platão como precursoras.
5 - Conforme observei no primeiro Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, poderíamos considerar uma fase gestacional antes do nascimento da PE, este período é composto por antecessores muito identificados com a idéia de Kardec (Rivail para os pedagogos, pois era seu nome verdadeiro).
Os antecessores foram, na ordem, Comenius, Rousseau, Pestalozzi e, naturalmente, Rivail.
6 - No entanto, o grande nascimento foi no Brasil cujo "parto" foi efetuado por Herculano Pires, ao publicar o livro PEDAGOGIA ESPÍRITA.
7 - Os princípios básicos da pedagogia Espírita podem ser assim resumidos:
1º - Todo indivíduo tem uma dimensão espiritual, ou seja, tem uma alma.
2º - A criança é um espírito reencarnado.
3º - Em função dos princípios anteriores Considera a Pedagogia Espírita que todo indivíduo, nesta existência, está em aprendizado e no intercurso de existências, portanto toda criança é um ser interexistencial.
4º - A vida é um aprendizado constante, rumo à perfeição que é o destino de todos os seres.
5º - A finalidade da nossa existência é a identificação com a centelha divina que existe em nossa essência (SELF=Inconsciente Puro= Deus em Nós)
6º - Em última análise o processo educativo é sempre de auto-educação.
7º - Cumpre ao educador, através da pedagogia, e sem imposição, cultivar a semente da auto-educação do educando.
8º - O auxílio educativo ao próximo, poderá e deverá ser, uma relação pedagógica universal.
8 - Princípios PEDAGÓGICOS da PEDAGOGIA ESPÍRITA:
Gestando desde Sócrates, passando por Kardec até o seu nascimento com Herculano Pires, a tríade dos princípios pedagógicos da PE compõe-se de:
1 - Pedagogia da Liberdade - o educando é livre para aderir ao processo evolutivo que lhe ofertamos. (Nada tem esta referência com falta de limites).
2 - Pedagogia da Ação - é agindo, experimentando, que o educando desenvolve suas potencialidades.
3 - A Pedagogia do amor – A relação pedagógica deve ser alicerçada no amor para tocar os recônditos profundos na alma do educando.
9 - PODE-SE UTILIZAR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA ESPÍRITA PARA ENSINAR O CONTEÚDO ESPÍRITA AOS EDUCANDOS QUE O DESEJAREM, MAS NÃO IMPOSITIVAMENTE A TODOS.
A pedagogia Espírita, conforme se concluiu no 1º Congresso brasileiro, deve operar com um ensino inter-religioso, informando ao educando o conteúdo de todas as religiões, e naturalmente o conteúdo espírita, de forma correta e aprofundada.
10 - Os Campos de Atuação da pedagogia Espírita são basicamente:
1º - A família
2º - O Centro Espírita
3º - A Escola Espírita
4º - A Universidade Espírita
11 - Justificando a Terminologia: Pedagogia Espírita
11. 1 - O uso de uma denominação mais abrangente levaria a uma perda de identidade da proposta.
11.2 - A proposta codificada por Kardec traz uma visão específica do mundo, bem como uma visão racional do intercâmbio com o mundo extrafísico.
11.3 - Conforme se definiu no 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ao se declarar este movimento pedagógico como espírita, é preciso ter uma visão correta do espiritismo - que é uma visão universal e aberta -, como postulou Kardec.
(AMERGS - Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul)
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